O Concelho de Peniche conta com 4 praias entre as 70 pré-finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal

O Concelho de Peniche conta com 4 praias entre as 70 pré-finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal
Almagreira - Praia Selvagem [+] Fotos

Das 294 praias nomeadas, o painel de especialistas, numa votação realizada hoje em Lisboa, reduziu para 70 pré-finalistas as praias candidatas na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Na lista das 10 melhores praias por cada uma das sete categorias, o Município de Peniche viu eleitas para pré-finalistas as praias de Almagreira (na categoria de Praias Selvagens) Baleal (na categoria de praia urbana); Supertubos (na Categoria de Praias de Uso Desportivo) e Berlenga (na categoria de Praia de Arribas), o que é demonstrativo da riqueza do património natural existente no Município e do esforço continuado na sua preservação.

Um painel de 21 personalidades notáveis vai selecionar as 21 finalistas para votação pública. A representatividade geográfica é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do País.

O Conselho Científico na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal® é composto por 7 entidades: Marinha Portuguesa; Agência Portuguesa do Ambiente; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Quercus; Liga para a Protecção da Natureza e SOS – Salvem o Surf.

 
As 4 maravilhosas praias seleccionadas para pré-finalistas possuem características predominantes que justificam a sua integração em determinada categoria:
 
Almagreira

Localidade: Ferrel
Categoria a que concorre: Praias Selvagens
Descrição da Praia:Integrada numa faixa costeira de significativo valor ambiental (Sítio Rede Natura 2000 Peniche/Santa Cruz), a praia de Almagreira possibilita um uso balnear próximo da natureza em estado selvagem pela paisagem singular desenhada pelas arribas e falésias que se estendem pelo areal, que apresentam comunidades vegetais bem estruturadas, em bom estado de conservação e com elementos florísticos relevantes. O Projecto ECOXXI, promovido pela Foundation for Environmental Education / Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, procura reconhecer os Municípios que se distinguem pela qualidade das suas acções e políticas no âmbito da sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável. Pela implementação de boas práticas nas vertentes da educação para a sustentabilidade e na qualidade ambiental do concelho, o Município de Peniche é premiado desde 2008 com a Bandeira Verde ECOXXI, representativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.
 

Baleal


Localidade: Ferrel
Categoria a que concorre: Praias Urbanas
Descrição da Praia: Envolvida por sistemas naturais de uma beleza extraordinária e elevado valor ambiental, constituídos por arribas, formações rochosas e dunas, a praia do Baleal (areais norte e sul) possibilita um uso balnear muito confortável pela percepção da paisagem, excelente qualidade da água (Praia Qualidade Ouro 2011 pela Quercus), pela boa acessibilidade (Praia Acessível 2011 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação) e pelo cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental (Praia Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 1988, totalizando 24 anos de atribuição deste galardão). O Projecto ECOXXI, promovido pela Foundation for Environmental Education / Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, procura reconhecer os Municípios que se distinguem pela qualidade das suas acções e políticas no âmbito da sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável. Pela implementação de boas práticas nas vertentes da educação para a sustentabilidade e na qualidade ambiental do concelho, o Município de Peniche é premiado desde 2008 com a Bandeira Verde ECOXXI, representativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.
 
Supertubos

Localidade: Atouguia da Baleia
Categoria a que concorre: Praias de Uso Desportivo
Descrição da Praia: Integrada num sistema dunar de significativo valor ambiental (Sítio Rede Natura 2000 Peniche/Santa Cruz), a praia de Medão-Supertubos possibilita um uso balnear muito confortável pela percepção da paisagem, excelente qualidade da água (Praia Qualidade Ouro 2011 pela Quercus), pela boa acessibilidade (Praia Acessível 2011 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação) e pelo cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental (Praia Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 1989, totalizando 19 anos de atribuição deste galardão). Constitui um local de eleição para o surf devido à mundialmente famosa “Onda dos Supertubos” que permitiu, a partir de 2009, que Peniche tivesse sido colocado na rota da “fórmula 1” do surf mundial, com a realização anual de uma das 11 provas do circuito da Association of Surfing Professionals, estando já garantido mais um ciclo de 3 anos (2012-2014) - Spot Promocional de 2011. O retorno acumulado dos primeiros três anos (2009-2011) é bastante significativo, destacando-se o que está associado à promoção do destino PENICHE-CAPITAL DA ONDA: Internet – site do evento 30,5 Milhões de page views; 4,9 Milhões de unique views; Nº de presenças acumuladas na praia: 340 000 pessoas. A “Onda dos Supertubos” contribui fortemente para o impacto económico e social que, nos últimos anos e de forma crescente, a fileira socioeconómica da onda tem tido no concelho de Peniche. O Projecto ECOXXI, promovido pela Foundation for Environmental Education / Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, procura reconhecer os Municípios que se distinguem pela qualidade das suas acções e políticas no âmbito da sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável. Pela implementação de boas práticas nas vertentes da educação para a sustentabilidade e na qualidade ambiental do concelho, o Município de Peniche é premiado desde 2008 com a Bandeira Verde ECOXXI, representativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.


Berlenga


Localidade: Peniche
Categoria a que concorre: Praias de Arribas
Descrição da Praia: Envolvida numa paisagem de beleza extraordinária, a praia do Carreiro do Mosteiro na Ilha da Berlenga encanta pelas arribas, águas cristalinas e recantos naturais, estando integrada nas áreas Rede Natura 2000 denominadas Sítio Arquipélago da Berlenga e Zona de Protecção Especial Ilhas Berlengas, que são consideradas como de extrema importância para assegurar a biodiversidade no território europeu, através da conservação de habitats naturais e da fauna e flora. A importância das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de interessante património arqueológico subaquático, foram outros tantos factores que pesaram na classificação em 1981 do arquipélago como Reserva Natural. Em 2011 o programa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) “O Homem e a Biosfera (MAB)” designou o Arquipélago das Berlengas como Reserva da Biosfera, um justo reconhecimento do enorme potencial e valor do património natural do Arquipélago das Berlengas. Importa ainda referir os projectos em curso pela Associação Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade, os quais pretendem vir a tornar a Ilha da Berlenga auto-sustentável sob o ponto de vista energético recorrendo à instalação de painéis fotovoltaicos e proceder ao tratamento das águas residuais e resíduos sólidos. O Projecto ECOXXI, promovido pela Foundation for Environmental Education / Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, procura reconhecer os Municípios que se distinguem pela qualidade das suas acções e políticas no âmbito da sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável. Pela implementação de boas práticas nas vertentes da educação para a sustentabilidade e na qualidade ambiental do concelho, o Município de Peniche é premiado desde 2008 com a Bandeira Verde ECOXXI, representativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.