Seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”

Seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”
Cartaz Seminário: "Oportunidades na Regeneração Urbana"

A Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste – ADRO irá organizar o seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”, que terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 14 horas.

 

Pretende-se, com a realização deste evento de âmbito nacional promover o debate em torno da regeneração e reabilitação urbana e das estratégias de atracção de investimento e dinamização de negócios associados ao sector.

 

Este seminário, que pretende fomentar a troca de ideias e a divulgação de soluções para as áreas mais antigas das cidades portuguesas, surge na sequência da apresentação por parte da CIP – Confederação Empresarial de Portugal do estudo intitulado “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana”, assim como das anunciadas medidas governamentais nesta área, a apresentar, através de uma iniciativa legislativa, durante o primeiro trimestre de 2011.

 

O conceito de regeneração urbana deixou de fazer sentido num ponto de vista estritamente individualizado ou circunscrito e passou a ser necessário contar com as fortes interacções territoriais e sectoriais, deste modo, é imprescindível uma abordagem global sobre os obstáculos a ultrapassar mas sobretudo sobre as oportunidades que surgem destas mudanças.

 

Os diferentes painéis do seminário contam com a participação de oradores convidados que se constituem como agentes privilegiados para reflectirem de forma crítica as soluções que podem fomentar o surgimento de uma nova fonte de dinamismo económico e social para o país. Entre os intervenientes estarão António Saraiva - Presidente da CIP, Augusto Mateus - Economista, Fernando Santo - Ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros, José Ribau Esteves -Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e António Mendes Baptista - Presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

 

Este evento surge no seguimento da reflexão pública que, de um modo geral, tem vindo a ser feita em torno da valorização territorial, do desenvolvimento urbano e da necessidade de dar resposta aos novos desafios que se colocam nesta área. O evento destina-se a todos os agentes ligados directa ou indirectamente aos sectores da construção, do imobiliário e administração local, assim como a todos aqueles que possam constituir-se como parceiros no desenvolvimento regional e local, reconhecendo o vastíssimo universo de oportunidades que a regeneração pode vir a criar e os acréscimos que poderá trazer em termos de qualidade de vida e atractividade dos territórios.



Programa Provisório


14:00 RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES

14:30 ABERTURA
Carlos Miguel – Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
António José Correia – Presidente da ADRO
António Saraiva – Presidente da CIP
José António Vieira da Silva – Ministro da Economia*

15:00 PAINEL I
Augusto Mateus – Economista
Fernando Santo – Ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros
Fernando Ruas – Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses
Debate
 
16:30 PAUSA PARA CAFÉ
 
16:45 PAINEL II
Fernanda Paula Oliveira – Professora de Direito do Urbanismo – Universidade de Coimbra
Alfredo Marques – Presidente da CCDR Centro e Coordenador Nacional da Iniciativa JESSICA*
Pedro Couto – Responsável pelo Fundo JESSICA em Portugal
António Mendes Baptista – Presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana
Debate
 
18:30 ENCERRAMENTO
Jornalista a convidar
António José Correia – Presidente da ADRO
Carlos Lourenço – Presidente da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste

* sujeito a confirmação
 
Organização: ADRO – Agência de desenvolvimento Regional do Oeste
 
Inscrições e mais informações:


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.