Cuidados da Saúde Pública na Região Oeste

A Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, tem encetado várias diligências, no âmbito da reorganização da Saúde na Região Oeste, desde o início do ano de 2012. Foram vários os pedidos de audiência ao Ministério da Saúde sempre com o objetivo de manifestar grande preocupação face à situação dos cuidados de saúde pública nos doze concelhos do Oeste.

Nesse sentido, o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, constituído pelos Srs. Presidentes dos Municípios integrantes da Região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), reunido no passado dia 07 de março de 2013, deliberou por unanimidade, reiterar o pedido de audiência dirigido a Sua Excelência o Ministro da Saúde, enviado por ofício ref.ª 2012/0113, datado de 09 /02/2012, bem como solicitar o envio de documento A Reorganização das Unidades Hospitalares da Região Oeste” para conhecimento do Conselho Executivo.

A OesteCIM enquanto membro integrante do "Grupo de Trabalho do Centro Hospitalar do Oeste" vem igualmente mostrar o seu desagrado e repúdio relativamente à falta de transparência nas reuniões de trabalho, à ausência de documentação e à sugestão de que os 12 Municípios da Região Oeste devem contribuir financeiramente no transporte dos doentes aos diferentes centros Hospitalares, sendo esta uma competência da Administração Central no âmbito das suas responsabilidades no setor dos cuidados de saúde.

Caldas da Rainha, 11 de abril de 2013

O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste

Para mais informações contacte a OesteCIM por e-mail: comunicacao@oestecim.pt ou por telefone: 262 839 030