Volvo Ocean Race Lisboa 2012

Lisboa vai acolher, em 2012, o final da etapa transatlântica da Volvo Ocean Race 2011-2012 – a regata que é considerada a Volta ao Mundo à Vela. A elite da modalidade passa pela capital portuguesa, numa organização conjunta da João Lagos Sports e da Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa e Portugal estão de parabéns! Foi um processo de candidatura complexo – 2e feito na surdina dos deuses durante mais de um ano até ao anúncio da vitória, como é nosso apanágio", refere mesmo João Lagos – que teve a participação de 34 cidades da Europa, mas a capital portuguesa, devido à sua história marítima, extraordinárias condições para a prática da vela e provas dadas em organização de grandes eventos, foi escolhida para acolher o importante ‘stopover’ que trará a frota da Volvo Ocean Race desde os Estados Unidos da América até ao ‘Velho Continente’.

"Portugal é um país de navegantes que deu novos mundos ao mundo e a sua capital Lisboa foi ponto de partida para a fabulosa saga dos Descobrimentos", sublinha António Costa, presidente da edilidade lisboeta; "uma cidade de vocação histórica tão transatlântica só poderia estar associada à maior aventura oceânica dos tempos modernos – é com muita honra e orgulho que passamos a integrar o itinerário global da Volvo Ocean Race".

Com chegada a 31 de Maio de 2012, Lisboa, mais concretamente na Zona da Doca de Pedrouços, está no palco mundial como a principal cidade e única capital europeia do evento, assumindo como ambição, a organização do melhor stopover de sempre, beneficiando, ainda que de uma forma totalmente informal e não desportiva, de ver completada na nossa capital a travessia mundial. A 10 de Junho, Dia de Portugal, as embarcações rumarão para Lorient (França).