PENICHE É O PRIMEIRO DESTINO DE SURF NO MUNDO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE NO TURISMO

PENICHE É O PRIMEIRO DESTINO DE SURF NO MUNDO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE NO TURISMO
STOKE Surf Destinations [+] Fotos

O município foi o primeiro a ser avaliado à luz do programa de certificação STOKE Surf Destinations.

Peniche, a Capital da Onda – onde irá decorrer o MEO Rip Curl Pro, etapa do circuito mundial de surf, de 20 a 31 de outubro – tornou-se no primeiro destino turístico de surf no mundo a submeter-se à fase de ‘benchmark’ desta certificação.

Em julho de 2017, representantes da empresa americana de certificação STOKE Certified, deslocaram-se a Peniche para contactarem com diferentes agentes locais durante duas semanas, para avaliar, entre outras coisas, o planeamento turístico, o desenvolvimento comunitário, a preservação do património cultural, e as iniciativas de conservação ambiental e de gestão das ondas do concelho. Esta avaliação consistiu na comparação das práticas de Peniche com os 84 critérios do novo programa STOKE Surf Destinations, que é baseado nos critérios para destinos turísticos do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e adaptado aos desafios tipicamente enfrentados pelos destinos costeiros de turismo de surf.

Como pioneiro do programa a nível mundial, António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, referiu que “o surf colocou Peniche no radar a nível turístico e transformou completamente a nossa economia ao longo da última década. A nossa participação no programa de certificação STOKE resultou numa avaliação objetiva da nossa indústria turística, além de servir o Município com uma ferramenta de apoio na afirmação de Peniche como um dos principais destinos no mundo para a prática de desportos de deslize. É um orgulho Peniche ter sido reconhecido, pela empresa STOKE Certified, como o pioneiro ideal para o programa de certificação de sustentabilidade, e esperamos que se percorra agora o caminho para a certificação”.

Após a visita a Peniche, a STOKE Certified desenvolveu um relatório do “caminho para a certificação”, que apresenta sugestões de estratégias para o cumprimento de alguns critérios em falta, que permitiriam garantir a certificação nos próximos anos.

Carl Kish, cofundador da STOKE Certified, afirmou que “Portugal tem vindo a dar prioridade ao turismo de surf e Peniche é um exemplo inequívoco do potencial do país para se tornar num líder internacional na gestão sustentável do turismo de surf. Acreditamos que Peniche deve continuar a capitalizar nos seus diversos recursos turísticos e a capacitar a rede local de agentes turísticos, de forma a criar um plano para o desenvolvimento de uma experiência turística diversificada. Esta experiência deve considerar, não apenas as ondas de classe mundial, mas também o património biológico e geológico único, a riqueza histórica e cultural, as rendas de bilros, a pesca, a religião, bem como a herança da revolução política.”

Este processo inicial para a certificação de Peniche foi conduzido por António José Correia e a Câmara Municipal, através do apoio de uma equipa de docentes e investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria. O desenvolvimento do programa STOKE Surf Destinations começou há mais de um ano e, agora que os critérios foram testados no terreno, continuará a ser aperfeiçoado. O mesmo aconteceu com a certificação STOKE para operadores turísticos, criada há seis anos e que conta atualmente com nove membros em seis países diferentes.

O Dr. Jess Ponting, cofundador da STOKE Certified, referiu que “Peniche está a assumir o controlo do seu próprio destino e, ao adotar o modelo STOKE Surf Destinations, demonstrou estar na vanguarda da gestão de destinos de surf. Além da proteção das ondas e da regulamentação das escolas de surf, a certificação STOKE considera: desenvolvimento infraestrutural para diversificar a base turística, incorporando outras maravilhas naturais e culturais de Peniche; desenvolvimento de estratégias para melhorar a qualidade do turismo de surf, respeitando as necessidades dos surfistas locais; potenciar a inovação no desenvolvimento de práticas sustentáveis no transporte, alojamento e gestão dos recursos locais, que complementem o excelente trabalho que o município já está a fazer.”

Para mais informação, visitar o perfil STOKE de Peniche: www.stokecertified.com/members/peniche


Sobre STOKE Certified
STOKE (Sustainable Tourism Operator’s Kit for Evaluation) é o primeiro programa de certificação de sustentabilidade para destinos e operadores de turismo de surf e ski. Através de uma rede de avaliadores independentes, a empresa verifica a legitimidade das afirmações de sustentabilidade e oferece transparência ao público, através dos seus modelos de certificação – STOKE Surf e STOKE Snow. A STOKE tem membros nas Fiji, Indonésia, Costa Rica, Portugal, Libéria, México, Filipinas e Estados Unidos da América. +info: www.stokecertified.com


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.