Dia Mundial das Hepatites 2013

Dia Mundial das Hepatites 2013
Dia Mundial das Hepatites 2013

No dia 28 de julho várias organizações da sociedade civil portuguesa, nomeadamente a Acompanha - Peniche em parceria com o GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamento de VIH/SIDA Pedro Santos), juntam-se à World Hepatitis Alliance (WHA) e à Organização Mundial de Saúde para assinalar o Dia Mundial das Hepatites 2013.

Entre 15 a 31 de julho vai decorrer uma campanha de sensibilização em diversos locais do país.

A Acompanha irá realizar rastreios rápidos para a hepatite C, nas suas instalações, no horário compreendido entre as 10h-12h e as 14h- 17h.

Com esta iniciativa, a sociedade civil pretende aumentar o conhecimento da população geral e das populações mais vulneráveis sobre hepatites víricas e reduzir o estigma associado. Tem também como objetivo implementar respostas integradas de rastreio, diagnóstico, referenciação e tratamento, tendo como base as estratégias e intervenções recomendadas pela OMS. Para além de outras metas é ainda intenção assumir diversos compromissos como aumentar a acessibilidade de diversas populações à vacinação das hepatites A e B, aumentar o diagnóstico da hepatite C ou melhorar a vigilância epidemiológica.

Desta forma disponibilizamo-nos a acolher encaminhamentos que se enquadrem nas seguintes linhas de orientação internacionais:

  1. Pessoas que consomem drogas por via injetada ou inalada;
  2. Pessoas que tenham práticas sexuais onde haja contacto com sangue;
  3. Todas as pessoas nascidas entre 1945 e 1965;
  4. Pessoas que tenham recebido transfusões de sangue até 1992;        
  5. Pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos médicos que envolvam transfusões de sangue em países africanos ou asiáticos;
  6. Migrantes originários de países de alta prevalência.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.