NA FESTA DE VERÃO DE ATOUGUIA DA BALEIA, HÁ VISITAS GUIADAS AO CENTRO INTERPRETATIVO E AO CENTRO HISTÓRICO DA VILA

Associando-se às Festas de Verão de Atouguia da Baleia, em honra de Nossa Senhora da Assunção, o CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia volta a dinamizar, de 14 a 17 de agosto, a atividade “De que é feito um museu?”, que permite a visitação orientada das diversas áreas deste novo núcleo museológico municipal. Na tarde de dia 17, pelas 14h30, terá ainda lugar uma visita guiada pelo Património Histórico-cultural de Atouguia da Baleia, com um percurso pedestre pelo Centro Histórico desta Vila. Estas atividades contam com a organização da Câmara Municipal de Peniche.

"De que é feito um museu?":

Acompanhados pelos técnicos do CIAB, os participantes visitam a Exposição "Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projeto museológico participativo", a Igreja de S. José e Exposição temporária “Vamos Pintar Atouguia da Baleia” bem como as Reservas técnicas, Laboratório de Conservação e Restauro, Gabinetes e Centro de Documentação. O visitante é convidado a conhecer e refletir sobre as várias áreas e funções do museu, enquanto percorre os espaços que normalmente estão interditos ao público e observa os objetos que não estão atualmente expostos (como é o caso do célebre Sino da Igreja de Nossa Senhora da Conceição).

A atividade terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de agosto às 10h00 e às 15h00 e no dia 17 de agosto às 10h00.

"Percursos pelo Património Histórico-Cultural":

Após visita às áreas expositivas do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, ao visitante é proposto um percurso pedestre, acompanhado, pelo Centro Histórico desta Vila onde ficará a conhecer in situ alguns dos monumentos de Atouguia da Baleia, dos quais destacamos: as igrejas da Misericórdia (séc. XVII), de S. Leonardo (séc. XIV) e de Nossa Senhora da Conceição (séc. XVII), o troço da Muralha do Castelo Medieval (séc. XII), o Pelourinho (séc. XVI) e a Fonte Gótica (séc. XIV).

A atividade desenvolve-se nas tardes de sexta-feira, nos dias 3, 17 e 31 de agosto, pelas 14h30.

Ambas as atividades são gratuitas, sendo aconselhável marcação prévia, contemplando um máximo de 20 participantes por visita.

Inscreva-se e venha conhecer melhor este Património que também é seu!

Contamos com a sua presença.

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche