PENICHE – NOVEMBRO MÊS DO MAR (12 Novembro, 18h30, Auditório ESTM)

Sessão de encerramento Campanha EMEPC / M@rbis / Berlengas 2012

No próximo dia 12 de Novembro, pelas 18h30, decorrerá no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria, a Sessão de Encerramento da Campanha EMEPC / M@rBis / Berlengas2012, a qual contará com a presença do Secretário Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu.

A Sessão de Encerramento da Campanha EMEPC / M@rBis / Berlengas2012, pretende divulgar publicamente os principais resultados obtidos ao longo de 15 dias de trabalho de campo, naquela que foi a maior campanha oceanográfica realizada até à data na Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO). Para falar sobre a campanha estarão presentes os membros da coordenação científica e alguns cientistas da campanha que contribuíram para o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade subaquática de uma das mais importantes reservas marinhas nacionais.

Novembro Mês do Mar 2012 é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria, contando com o apoio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar, do Fórum Empresarial da Economia do Mar, do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), do Grupo de Investigação em Turismo  (GITUR), da Fórum Estudante, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Rotary Clube de Peniche, da Armeria – Movimento Ambientalista de Peniche, do PPSC – Peniche Surf Clube, da Escola Secundária de Peniche e do Grupo de Ação Costeira do Oeste (GAC – Oeste).

ALINHAMENTO:

1º - Profª Teresa Mouga, Diretora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria
Mensagem de boas vindas e valorização da participação da ESTM em mais uma campanha M@rbis

2º - António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche
Importância da Campanha EMEPC / M@rbis / Berlengas 2012 para o conhecimento e aumento da consciência ambiental de todos os utilizadores da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO).Conhecer para preservar.

3º - Engº Miguel Sequeira
, Responsável da EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
O papel da EMEPC no aprofundamento do conhecimento sobre a biodiversidade marinha

4º - Frederico Dias
, Assessor Científico da EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
Divulgação dos principais resultados da campanha e sua importância.

5º - Nuno Vasco Rodrigues
, membro do Grupo Investigação em Recursos Marinhos (GIRM – ESTM)
A experiência M@rbis pela voz de um dos participantes activos e que contribuíram para o êxito desta campanha.

6º - Cte. Cruz Martins
, NTM "Creoula"
A missão do Creoula e a importância da participação na campanha

7º - Manuel Pinto de Abreu