Intercâmbio internacional em Peniche

Música, Teatro e Voluntariado em Intercâmbio Internacional

Desde o dia 9 de Abril, cerca de 40 jovens de cinco países juntam-se em Peniche, para um intercâmbio intitulado “MTV –Music, Theatre and Volunteering”.

Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, com o financiamento do Programa Juventude em Acção, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, ADEPE, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e 102FM.

O “ MTV” é um intercâmbio multilateral que conta com a participação de 5 países (Itália, Hungria, Polónia, Portugal e República Checa), cada um representado por 6 jovens e 1 monitor, que está a decorrer em Peniche desde 9 de Abril e até ao próximo dia 16.

Esta iniciativa tem como principal objectivo a promoção do voluntariado e da importância do mesmo para as comunidades locais Ao longo deste intercâmbio haverá várias actividades a decorrer como visitas,  noites interculturais, dinâmicas de grupo, etc… As actividades em que o intercâmbio irá incidir serão  quatro workshops através da educação não formal:

1. Media
- diariamente um grupo de jovens irá registar, em vídeo e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshop’s. Diariamente sairá uma newsletter para divulgação da actividade, que será enviada para vários parceiros.

2. Teatro/Expressões – Este grupo irá trabalhar através do teatro/dança e performances a temática do voluntariado.

3. Musica – um terceiro grupo de trabalho irá usar a música, como forma de expressão e de interculturalidade.

4. Voluntariado – Este workshop decorrerá na terça e quinta-feira e será aprofundada a temática do voluntariado ao nível local e internacional. Os grupos irão ter uma intervenção de voluntariado, da parte da tarde desses dias, em instituições de apoio à infância e terceira idade do Concelho de Peniche. De forma a terem um contacto directo com a comunidade e uma noção de intervenção directa ao nível do voluntariado.

Haverá uma apresentação final de todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana, no dia 15 de Abril, pelas 21h30 no Fórum da Parreirinha em Peniche.

Para mais informações contactar - Manuel Luís - 962347650