"As Rendas de Bilros estão de regresso à Escola"

A Câmara Municipal de Peniche dedica, pelo terceiro ano consecutivo, o mês de Março à iniciativa "As Rendas de Bilros vão à Escola", em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Peniche.

Esta iniciativa que envolve cerca de 1200 alunos e dezenas de Rendilheiras a trabalhar ao vivo em todos os estabelecimentos de ensino, pretende divulgar e fomentar a arte da Renda de Bilros, junto dos mais novos, assegurando assim a sua sustentabilidade.

No âmbito do Dia do Estudante, celebrado, este ano, a 21 de Março – a nossa Autarquia em articulação com os três Agrupamentos de Escolas do concelho dinamizará várias atividades lúdicas, o concurso "Rendas D’Escritas" (Prosa e Poesia), entre outras iniciativas dedicadas ao público infantil.

O Pelouro da Educação lançou o repto aos Agrupamentos Escolares garantido o envolvimento dos Professores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a realização de trabalhos no domínio das várias expressões artísticas, com o objetivo de estimular, na comunidade infantil, a criatividade e interesse pela arte de tecer a Renda de Bilros de Peniche.

Escolas / Atividades Lúdico Expressivas a desenvolver no dia 21 de março

E. B. Nº 1 - Serra D’El Rei – 14h00
Desfile de Rendas de Bilros com a participação dos pais e professores - apresentação à comunidade em geral, no Largo da Igreja, em Serra D’El Rei.

E.B. Nº 1 – Ferrel
  • Exploração do conto “Uma pequena história”; dramatização do mesmo; elaboração de cartazes alusivos;
  • Apresentação de música “SOS RENDAS”, mostra dos painéis baseados em “Uma história simples”; teatro de marionetas; realização de filme fotográfico “SOS Rendas”.
E. B. 1 Bufarda
Elaboração de um livro tendo como base “Uma simples história”/ Realização de uma Canção; Decoração de bilros feitos em cartolina com diversos materiais; Elaboração de Rimas e poemas.

E. B. 1. Geraldes
Apresentação de Teatro / Exposição de trabalhos.

E. B. Nº 1 S. Bernardino
Elaboração de livro/ visita à Escola Municipal de Rendas de Bilros.

E.B. Nº 1 de Atouguia da Baleia
Construção de um pequeno livro "as rendas de bilros regressam à escola".

E.B. 1 Casal da Vala
Exposição - Rendilheiras de plasticina, Almofada e bilros de material didático, rimas e música.

E. B. 1. Lugar da Estrada

E.B.1. Reinaldes
Exposição de painéis com quadras; painéis com fotos dos alunos em pleno processo de fabrico de pulseiras. Exposição da almofada com o pique utilizado com uma pulseira em execução.
Nota: Na escola de Reinaldes estará ainda exposto um elemento fundamental das Rendas de Bilros construído através da utilização de alimentos.

E.B. 1. Ribafria

E.B. 1. Casais Brancos

E. B. Nº 5 e E.B. 1.2.3.

• Apresentação de uma canção sobre as Rendas de Bilros;
  • Construção e decoração de bilros em cartolina;
  • Decoração de bilros (personificação destes), para que os alunos possam fazer pequenas improvisações dramáticas;
  • Construção de pequenas histórias sobre as Rendas de Bilros;
  • Realização de uma peça de teatro sobre as Rendas de Bilros.
E.B. Nº 3
  • Exposição de Cartazes com os elementos constituintes da renda de bilros;
  • Dinamização de Jogos;
  • Criação de Fantoche de mão (imagem de um bilro) e de Crachás;
  • Entrega de um "Certificado de Sabedoria" às rendilheiras que irão à escola, agradecendo o facto de estarem a partilhar o seu conhecimento com os alunos.

EB 1,2,3 e na EB1 nº 5

Exposição dos seguintes trabalhos:

• Bilros gigantes; Cartaz com a música criada pelos alunos sobre as rendas; Máscaras e cartaz sobre os materiais das rendilheiras; Fantoches em papel e cartolina;
  • Vídeo/fotografias do desfile e maquete das roupas com rendas planeadas pelos alunos e as devidas roupas dos alunos com aplicações das rendas de bilros feitas com lã;
  • Crachá/pregadeira em forma de pique; Cubo sobre os materiais das rendilheiras em forma de espanta espíritos;
  • Coroa de bilros;
  • Cartaz das “rendas regressam à escola!” e com letra da música criada pelos alunos sobre as rendas.
EB1 n.º5
  • A apresentação de desenhos alusivos ao tema: "As rendas de bilros vão à escola";
  • Bilros decorados com diversos materiais; trabalhos realizados em plasticina alusivos ao tema: "As rendas de bilros";
  • Construção de Crachás.
Para mais informações, contatar:
Câmara Municipal de Peniche
Pelouro da Educação