Peniche e Peru: sítio do naufrágio de San Pedro de Alcantara revisitado

[+] Fotos

Para relembrar o naufrágio do navio de guerra espanhol, proveniente do Peru, o San Pedro de Alcantara, ocorrido junto aos rochedos da península da Papôa, na noite de 2 de Fevereiro de 1786, o Município de Peniche recebeu no passado dia 14 de Dezembro, a Embaixadora do Peru em Portugal, Luzmila Sanabria.

A chegada da Embaixadora aos Paços do Concelho foi marcada por uma breve sessão de boas-vindas, seguida de uma pequena visita pela concelho. Após o almoço, o Presidente da Câmara e a Embaixadora visitaram a Igreja de São Pedro, onde foram sepultados alguns corpos desse naufrágio setecentista. Posteriormente no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, decorreu uma sessão de abordagem ao tema do Naufrágio do navio San Pedro de Alcantara, onde Jean-Yves Bolt e Maria Luísa Blot referiram alguns dados da sua investigação arqueológica sobre o tema em questão. No início desta apresentação foi visionado um interessantíssimo documentário sobre o naufrágio, produzido para o efeito.

Após esta sessão, a comitiva deslocou-se ao Porto da Areia Norte: sítio do naufrágio e local do depósito funerário dos náufragos do San Pedro de Alcantara, onde se procedeu à deposição de coroas de flores. De seguida, o grupo foi encaminhado à ermida de Santa Cruz, junto ao Porto da Areia Sul, local construído em 1789 por ordem de António Secare, um dos búzios (denominação antiga para os mergulhadores que cooperavam na recuperação das cargas de embarcações naufragadas) que participou na recuperação da carga do San Pedro de Alcantara.

De registar a forma elogiosa como publicamente a embaixadora se referiu ao Presidente da Câmara pela celeridade e pela dignidade com que foi preparada esta recepção.

Desta visita decorreu a elaboração de uma agenda de modo a que em Fevereiro de 2008 se concretize um momento forte de que assinale este naufrágio, numa dimensão cultural trilateral envolvendo Portugal, Peru e Espanha.