a partir de 20 de novembro de 2017

Fortaleza de Peniche encerra à visitação turística no âmbito da realização de obras de beneficiação

Vista aérea Fortaleza de Peniche - Ano 2013

No seguimento da afetação da Fortaleza de Peniche à Direção-Geral de Património Cultural, publicada na recente Portaria n.º 260/2017, de 7 de setembro, para efeito da instalação do futuro Museu Nacional da Resistência e Liberdade, encontra-se previsto o arranque dos trabalhos de beneficiação deste monumento no início de 2018.

Por este motivo, a Câmara Municipal de Peniche deliberou na sua reunião ordinária de 6 de novembro de 2017, o encerramento à visitação turística do espaço da Fortaleza de Peniche, incluindo o Museu Municipal, a partir do dia 20 de novembro, de modo a preparar o imóvel para as referidas obras de beneficiação com vista à instalação do futuro museu.

Em 27 de abril de 2017 o Conselho de Ministros, reunido na Fortaleza de Peniche, deliberou a elaboração de um plano de recuperação deste Monumento Nacional para instalação de um museu nacional dedicado à luta pela liberdade e pela democracia, reconhecendo a sua importância única no contexto da história recente de Portugal.

De referir que o Estúdio Municipal de Dança, sediado na Fortaleza de Peniche, continuará a funcionar naquele espaço até à habitual interrupção natalícia.