CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA INAUGURA A 17 DE MARÇO

CONCELHO DE PENICHE COM NOVO ESPAÇO MUSEOLÓGICO

CONCELHO DE PENICHE COM NOVO ESPAÇO MUSEOLÓGICO
CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

No próximo dia 5 de março, pelas 16h00, terá lugar uma conferência de imprensa sobre o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, espaço museológico a inaugurar a 17 de março.

Nesta ocasião será firmado o protocolo de gestão do CIAB, numa parceria entre o Município de Peniche, a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo de Atouguia da Baleia.
Esta cerimónia terá lugar na Igreja de S. José, Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, sita no Largo de S. José, na vila de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche.

O CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia inaugura no próximo dia 17 de março de 2012, pelas 21h00, com a abertura da exposição “Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projeto museológico participativo” e as atuações de elementos da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902, Coro de Geraldes e Coral Stella Maris.

As comemorações estendem-se até segunda-feira seguinte, com a recuperação da tradicional missa em honra de S. José, pelas 19h00 de 19 de março.

Este projeto resulta de uma parceria entre o Município de Peniche, a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo.

Integrado na Rede Museológica do Concelho de Peniche, o CIAB tem como objetivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da Região Histórica de Atouguia da Baleia. Para tal, abarca conhecimentos de diversas áreas científicas que vão desde a geologia e da paleontologia à arqueologia e à história, passando também pela geografia humana e pela antropologia.

O projeto implicou a reabilitação de um edifício histórico – a igreja de S. José, integrada no circuito de visita do CIAB – e a construção de edifício anexo, sede do núcleo. Para além das obras, desenvolvem-se desde 2007 trabalhos visando o estudo, inventário, conservação e valorização do património integrado ou a integrar, em espaço museológico e in situ. Destes, destacam-se a conservação e restauro do espólio do CIAB, com realce para os trabalhos no Retábulo do Altar-Mor da Igreja de S. José, bem como o projeto Inventário Participativo do Património Cultural que, com o apoio das coletividades e populações das diversas localidades da freguesia, permitiu um maior conhecimento da matriz cultural e o levantamento do património atouguiense.

Realça-se, igualmente, a preocupação ao nível das acessibilidades, pelo que o espaço se encontra adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e a exposição está traduzida para braille, tendo alguns recursos expositivos multi-sensoriais.

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia assenta num projeto onde a participação da comunidade é central. Nele se desenvolve o estudo, interpretação, valorização, divulgação e fruição dos patrimónios – materiais e imateriais – da freguesia de Atouguia da Baleia e do concelho de Peniche. Após a visita ao CIAB os visitantes serão convidados a conhecer in situ o diverso património concelhio.

Após a inauguração e até final de março, estará em curso uma iniciativa do Serviço Educativo do CIAB designada “De que é feito um museu?”, que consiste numa visita guiada às diferentes áreas deste núcleo museológico. Esta atividade é gratuita, requerendo marcação prévia através dos contactos abaixo.

Não perca a abertura deste novo espaço museológico no próximo dia 17 de março!
 

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche
www.cm-peniche.pt
 
LOCALIZAÇÃO
Largo de S. José
2525-083 Atouguia da Baleia
Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
 
CONTACTOS
262 758 644

HORÁRIO
De terça-feira a sábado: 10h00-13h00 e 14h00-18h00
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.