Património do Mês de julho: Igreja de Nossa Senhora da Consolação

Iniciada a 5ª temporada da Rota das Igrejas, iniciativa que permite a visitação dos templos mais importantes do concelho até ao dia 14 de outubro, o Município de Peniche destaca uma das mais emblemáticas como Património do Mês de julho. A Igreja de Nossa Senhora da Consolação, localizada na Praia da Consolação.

Esta Igreja, fronteira ao Forte com a mesma designação, data do séc. XVIII. Obra da responsabilidade do engenheiro militar Estêvão Luís, este templo terá sido edificado perto do local de uma ermida consagrada ao mesmo culto.

A dimensão deste templo, composto por uma vasta nave, justificar-se-ia pela grande afluência de romeiros durante os Círios de Freiria (Torres Vedras) e do Gradil (Mafra) que aí se celebravam.

Apresenta um interior revestido de painéis de azulejos barrocos, com temas alusivos à vida de Nossa Senhora e diversa imaginária, destacando-se a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Consolação.

A Igreja tem vindo nos últimos anos a receber obras de beneficiação, desde a recuperação exterior do edifício como intervenções de conservação e restauro do revestimento azulejar e das suas imagens.

Este templo pode ser visitado todos os dias das 15h00 às 19h00.