O Município de Peniche e grupos etnográficos locais associaram-se às comemorações dos 30 anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Comemorações dos 30 anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses [+] Fotos

No quadro do 30º Aniversário da Associação Nacional de Municípios Portugueses – ANMP, que se assinalou no passado dia 20 de maio, associaram-se às comemorações o Município de Peniche e um conjunto de grupos etnográficos do Concelho, participando nas iniciativas levadas a cabo na Cidade de Coimbra, em que também estiveram representados outros concelhos do país.

A par da Câmara Municipal, marcaram presença em representação de Peniche, o Rancho Folclórico de Geraldes, o Rancho Folclórico "As Lavadeiras" dos Bolhos, o Rancho Folclórico "Os Camponeses da Beira Mar" de Ferrel, os grupos de cantares "Pé d´Areia" e "Mar à Vista", assim como a Marcha de São Bernardino, com o tema das rendas de bilros, a Marcha do Lugar da Estrada, com o tema da agricultura e a Marcha da Bufarda, com o tema das pescas.

Liderada pela Vereadora Clara Abrantes, a comitiva de Peniche participou num desfile etnográfico que passou pela sede da ANMP, onde foi descerrada uma placa evocativa dos 30 anos e houve lugar à receção formal das várias comitivas participantes por parte dos presidentes de câmara ali presentes, entre os quais se encontrava o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, que acolheu de forma particularmente calorosa as organizações concelhias. O cortejo, com a sua diversidade de trajes, cores, sons e tradições locais, percorreu a baixa da cidade de Coimbra até à Câmara Municipal, na Praça 8 de maio, culminando o desfile com a atuação dos grupos etnográficos junto à autarquia de Coimbra.

Peniche associou-se com entusiasmo à efeméride, expressando desta forma o reconhecimento do papel fundamental para o desenvolvimento dos territórios e do país desempenhado pelo Poder Local, simbolicamente representado pela ANMP, que é considerada a Casa Comum do Poder Local. Com efeito, a ANMP tem como finalidade consagrada nos seus Estatutos a promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local. Refira-se que a ANMP foi constituída por escritura pública a 22 de fevereiro de 1985, mas o seu Congresso constitutivo teve lugar na Figueira da Foz nos dias 19 e 20 de maio de 1984 e, por isso, se convencionou considerar o dia 20 de maio de 1984 como o dia da fundação da Associação.