Exposição de trabalhos dos alunos de Conservação e Restauro patente no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Aulas práticas da disciplina de Conservação e Restauro da Universidade Sénior de Peniche (USP)

Com o início de mais um semestre de aulas, o Município de Peniche e a Associação Cultural Sénior de Peniche promovem Exposição de trabalhos dos alunos da disciplina de Conservação e Restauro da Universidade Sénior de Peniche, patente no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia de 21 de janeiro a 1 de fevereiro de 2014.

Esta exposição apresenta as peças intervencionadas no contexto das aulas práticas da disciplina de Conservação e Restauro da Universidade Sénior de Peniche (USP) que foi lecionada no segundo semestre do ano letivo 2012/2013. São várias as metodologias de intervenção aplicadas, como variadas são também as tipologias das peças em causa, tais como pintura, cerâmica, escultura, mobiliário, pedra e metais. Esta disciplina proporcionou a oportunidade aos alunos de restaurar algumas peças, trazidas pelos próprios, na sua generalidade com alto valor simbólico e pessoal, que necessitavam de intervenção de conservação, intervenção esta acompanhada pelo técnico superior de conservação e restauro do Município.

O Município de Peniche e a Associação Cultural Sénior de Peniche (entidade gestora da USP) assinaram um protocolo de cooperação em fevereiro de 2013, “versando a dinamização pela Autarquia de uma disciplina de Conservação e Restauro no quadro da oferta letiva proporcionada” pela USP, parceria esta que é agora reiterada em mais um ano letivo. As aulas deste ano têm início no dia 13 de janeiro e decorrem no Laboratório de Conservação e Restauro, instalado no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia - Rede Museológica do Concelho de Peniche.

A dinamização desta disciplina de conservação e restauro insere-se numa política de valorização do património cultural desenvolvida pelo Município, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de cada aluno, disponibilizando-lhes as ferramentas para a execução de tarefas básicas nesta área, que contribuirão para a implementação de boas práticas na conservação e salvaguarda de bens culturais.

A cerimónia pública de inauguração será no dia 21 de janeiro às 16h00, estando a exposição patente até 1 de fevereiro de 2014, no CIAB. A não perder!