PRESS RELEASE - RIP CURL PRO SURF & MUSIC FESTIVAL

Rip Curl Pro viaja até Supertubos - Segundo dia de competição com ondas fantásticas

[+] Fotos

O segundo dia do Rip Curl Pro, décima etapa do circuito mundial de surf WQS e primeira prova a contar para o European Championship Tour 07, integrada no Rip Curl Surf & Music Festival, realizou-se hoje na praia de Supertubos, em Peniche.

Com fracas condições de ondulação no Baleal, a organização do evento decidiu mover toda a prova para a estrutura alternativa que havia sido instalada mesmo à frente da mítica onda dos Supertubos, no lado sul da cidade de Peniche. E qual não foi a surpresa dos atletas ao chegarem à praia e verem ondas de cerca de metro, a metro e meio, a quebrarem perfeitas no outside. Foi então tempo dos surfistas se fazerem à água e brindarem todo o público presente com um verdadeiro espectáculo de surf!

A parte da manhã foi marcada por uma grande razia entre os competidores portugueses. Miguel Ximenez, César Rosa, o surfista local Nuno Silva e o actual líder do ranking nacional David Luís não conseguiram encontrar-se com o mar e ficaram pelo caminho. Para os quartos-de-final passaram o veterano João Antunes e o tri-campeão nacional Ruben Gonzalez, que parece estar muito apostado na perna europeia do circuito mundial este ano.

A primeira parte do dia correu-me muito bem”, conta João Antunes. “Encontrei umas boas ondas e fui ganhando confiança”, disse o atleta que escolheu este dia para experimentar uma prancha diferente e que acabou por não conseguir ir além do segundo heat dos quartos-de-final. Um bom resultado, no entanto, para este veterano, vencedor do Rip Curl Pro em 96, mas que já não compete regularmente neste circuito.

Vivendo em Portugal, mas a correr pela Alemanha, Marlon Lipke foi um dos destaques do dia. O surfista arrasou com o seu heat no round de 32 – onde também correram Vincent Duvignac, Ibon Eloriaga e o português Luís Castanheira –, mostrando um surf muito seguro, com manobras muitíssimo fortes, chegando mesmo a colocar os outros atletas a necessitar de uma combinação de duas ondas para o alcançarem. Destaque ainda, nesta bateria, para a prestação do muito jovem Luís Castanheira, que embora não tenha passado à fase seguinte, deu muita luta aos seus adversários.

Também Tinguinha Lima, brasileiro residente em Portugal, deu hoje o verdadeiro “show de bola” ou, neste caso, de surf! Com 43 anos e uma presença assídua neste Rip Curl Pro de Peniche, Tinguinha, que já foi top mundial, é uma inspiração para os mais novos, contando o segredo para o seu sucesso: “Treino muito e fico muito tempo na água. Com treino e dedicação não baixamos o nosso nível. Eu acho mesmo que o meu sangue é de água salgada!

Rip Curl Pro amigo do ambiente

Depois da recente aliança entre a Alfarroba, empresa que organiza este Rip Curl Surf & Music Festival, e a Surfrider Foundation, a praia de Supertubos ficou hoje mais limpa! Mais de uma dezena de jovens uniram-se ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, e a João Zamith, da Surfrider, e levaram a cabo uma mega limpeza de praia, que acabou por reunir perto de 500kg de lixo que havia sido arrastado pelo mar para as dunas, durante as últimas tempestades. Uma iniciativa a repetir certamente.

No ano passado decidimos que em 2007 teríamos uma componente ambientalista mais forte”, diz António Pedro, da Alfarroba, confirmando que “este trabalho conjunto com a Surfrider Foundation foi uma parceria vencedora para ambas as partes”.

O organizador, que se mostrou muito satisfeito com a forma como a prova se desenrolou hoje, não quis deixar igualmente de destacar o Rip Curl Music Festival: “Será um grande concerto, logo á noite, junto aos Bombeiros de Peniche, que reúne bandas novas mas muito interessantes”. Tome nota: Voodoo Marmalade, Three And A Quarter, Dapunksportif e DJ Andy Phil.

O Rip Curl Pro termina amanhã, com as meias-finais e a final, que têm o seu início agendado para as 9h, na Praia de Supertubos.

Esta prova tem transmissão directa através da Internet com imagem som e pontuações, logo, pode seguir tudo o que se passa na praia através do endereço http://surf.sapo.pt . Caso não tenha acesso à Internet, pode saber as novidades mais importantes ligando para o número 96 TMN SURF (ou seja, 96 866 78 73).

O Rip Curl Pro é uma realização da Alfarroba, para a Rip Curl, e conta com patrocínio das marcas Nokia, B! e Tmn, e com os apoios da Câmara Municipal de Peniche, Renault, Sapo.pt, Pólen Surfboards, Fonte Viva, LG Computadores, Triumph Motorcycles, Konica Minolta, Península de Peniche Surf Clube, Hotel Sol Peniche e Surfrider Foundation Europe.

Para ajudar na divulgação do Rip Curl Pro contamos com a importante ajuda da Antena 3, Correio da Manhã, Sport Tv, Record, RTP, Surf Portugal, Sport Life, Surf.Sapo.Pt, Surflower.com, Hi-Life.Tv e revista PcMais.

Toda a informação está disponível em:

http://www.ripcurlpropeniche.com ou