Meia centena de surfistas em evento de Surf Adaptado em Peniche

A SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado) espera uma adesão em grande número ao evento de Surf Adaptado que se irá realizar já este sábado, dia 26, em Peniche, mais concretamente na praia do Baleal, sendo esperados cerca de meia centena de surfistas especiais.

O evento tem início marcado para as 10 horas e é gratuito para todos participantes, desde surfistas, voluntários e familiares. As condições esperadas para a prática da modalidade são as indicadas, uma vez que o mar deverá estar pequeno, permitindo assim muita ação ao longo do dia.

Paulo Ferreira, presidente do PPSC - Peniche Surfing Clube, um dos organizadores do evento, frisa a importância e a ligação histórica que une o clube local ao Surf Adaptado e à SURFaddict. "Faz dois anos que fizemos aqui o primeiro evento de surf adaptado, que coincidiu com o lançamento da SURFaddict. Isto está no nosso ADN, damos apoio a este tipo de surfistas regularmente", começa por dizer.

"Este tipo de eventos são importantes para dar conhecimento às pessoas que, apesar das limitações, todos são capazes de se superar. É melhor do que uma aula de yoga. As pessoas com pouca autonomia encontram essa autonomia aqui", frisa.

Quem também vai estar a co-organizar o evento é a Special Surf 78, que trabalha diretamente no dia-a-dia com surfistas com vários tipos de limitações físicas e motoras. "Somos a única escola do país faz um trabalho contínuo com pessoas, pelo que faz todo o sentido estarmos neste evento", refere Nuno Batalha, responsável pela escola.

"Nós trabalhamos também com pessoas sem deficiência, o que ajuda a facilitar a inclusão de todos. Estes eventos são uma forma de sensibilizar as pessoas para o impacto que este desporto pode ter nas suas vidas. Embora este seja um evento pontual, já é um excelente ponto de partida", afirma Nuno Batalha.

Dado o número de participantes previstos, é necessária uma adesão de voluntários também em grande massa, pelo que os interessados em ajudar a Fábrica dos Sorrisos poderão aparecer no local no dia do evento ou inscreverem-se antecipadamente através do questionário feito pelo PPSC no Facebook (www.ppsc.pt/p/inscricoes.html), sendo esta última a forma recomendável.

Este evento é co-organizado pela SURFaddict pelo PPSC - Peniche Surfing Clube, Câmara Municipal de Peniche e Special Surf 78, conta com a parceria da FPS, Instituto Hidrográfico, Capitania do Porto de Peniche e dos bombeiros de Peniche e ainda com o apoio do Montepio, Marriott Lisboa, Marlin Fins e da Ericeira Surf & Skate.