Praia da Baía, Peniche – 14 a 19 de Julho

Península de Peniche Surf Clube vencedor incontestável da Taça de Portugal 2009

Clube anfitrião apostou numa equipa completa e alcançou o ambicionado troféu.

Peniche, 19 de Julho de 2009 – A vitória era desde há muito aguardada, mas a festa foi deixada para o final. A meio desta solarenga tarde de domingo, os 37 atletas inscritos pelo Península de Peniche Surf Clube (PPSC) subiram ao pódio instalado na praia da Baía, em Peniche, para receber a ambicionado troféu reservado ao primeiro lugar absoluto da 12ª edição da Taça de Portugal.

João Rosas, chefe de equipa do PPSC e pela primeira vez a assumir tais funções nesta competição, fez questão de recordar "o esforço dedicado para juntar esta equipa  vencedora", mostrando-se orgulhoso por "finalmente a taça ficar em casa" depois de anos consecutivos a fugir ao clube por poucos pontos. Desta vez bastou ao conjunto obter um total final de 13580 pontos para deixar para trás os seus principais adversários e posicionar-se desde o início para assumir o título de campeão de 2009; a Quinta dos Lombos, clube de Carcavelos vencedor dos três últimas edições e este ano "algo desfalcada", conforme lamentou o respectivo chefe de equipa Nuno Pignateli , ficou a cerca de 1000 pontos do primeiro lugar, enquanto a Associação Onda Norte estreou-se com uma surpreendente mas merecida terceira posição com 10702 pontos. Manuel Centeno, orientador da equipa e fundador deste clube criado em 2008, repetiu o aviso já antes feito, agora perante a assistência: "para o ano vimos com uma equipa completa. Para ganhar a taça!"

Recorde-se que, a ocorrer pelo quarto ano consecutivo em Peniche, esta foi a mais participada de sempre edição da Taça de Portugal, tendo contado em 2009 com mais de 300 atletas inscritos por 16 clubes provenientes de todo o país, para prestar provas nas modalidades aqui em competição - surf, bodyboard, longboard e kneeboard.

Considerada como um verdadeiro “balão de ensaio” para competições de maior relevo a nível internacional, já que segue exactamente as mesmas directrizes e um formato idêntico das suas congéneres europeia e mundial, a Taça de Portugal é desde há muito uma tradição entre a comunidade dos desportos de ondas, ao também servir como ponto de encontro de atletas experimentados e jovens promessas.

Entretanto, a próxima prova, desta feita internacional, é a de Viana do Castelo, que, entre os dias 12 e 16 de Agosto, abre a entrada na Europa do Mundial de Bodyboard. Segue-se-lhe o aguardado Sintra Portugal Pro 2009, etapa histórica do Mundial de Bodyboard, este ano na sua 14ª edição. Sempre a mais premiada e concorrida, conta em 2009 não só com um dia extra – está agendada entre os dias 26 e 30 de Agosto -, bem como foi incluída pela IBA – International Bodyboarding Association no circuito Grand Slam, uma categoria a que ascendem apenas as melhores provas do Circuito Mundial de BB.

Logo a seguir, de 9 a 13 de Setembro, Peniche volta à ribalta dos desportos de ondas, fechando-se assim o triângulo nacional de provas do Mundial de bodyboard. Quanto ao surf, será também Peniche a cidade anfitriã da penúltima etapa do WCT, a mais importante competição de surf profissional, onde marca presença a elite da modalidade à escala planetária, entre eles, 46 no total, o português Tiago Pires, que vai estar na praia de Supertubos para dar o seu melhor.

A Taça de Portugal 2009, organizada pela Federação Portuguesa de Surf, conta com os altos patrocínios da Câmara Municipal de Peniche e da Sumol, e tem os apoios da Deeply, TemaHome, Soltan e MegaFM.

Classificações finais Taça de Portugal 2009

1º - Península de Peniche Surf Clube (13580 pontos)
2º - Quinta dos Lombos (12648 pontos)
3º - Associação Onda Norte (10702 pontos)