Peniche recebe pelo 3º ano a Semana Tanto Mar

Peniche Semana "Tanto Mar" [+] Fotos

Esta iniciativa da Revista Forum Estudante, em parceria com a Câmara Municipal de Peniche, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, visa destacar a importância do mar e das atividades a ele ligadas e destina-se aos jovens entre os 14 e os 17 anos. A Semana Tanto Mar realiza-se de 1 a 8 de setembro.

Na sua terceira edição, a Semana Tanto Mar está de partida para Peniche, que será palco da maioria das atividades ligadas ao mar que serão oferecidas aos 50 participantes, jovens do ensino secundário. Organizado pela revista Forum Estudante, e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, este evento conta com a indispensável parceria da Câmara Municipal de Peniche, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e da Marinha Portuguesa. Com uma componente lúdica e, ao mesmo tempo, pedagógica, a Semana Tanto Mar tem como objetivo promover a formação profissional relacionada com as atividades marítimas e dar a conhecer a riqueza que um recurso tão vasto pode oferecer a um país como Portugal.

Ao longo da Semana Tanto Mar (1 a 8 de setembro), os jovens participantes terão a sorte de fazer parte de interessantes e variadas atividades, entre as quais:

• Dias 1 e 2: Escola Naval
Conhecer a Escola Naval, visitar várias embarcações da Marinha, entre as quais o Navio-Escola Sagres. Uma oportunidade única. Visita ao Museu da Marinha e sessão no Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
  • Dia 3: Visita à Fortaleza de Peniche

Dia de instalação na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche. Visita ao local do naufrágio do navio São Pedro de Alcântara e descobrir os mistérios da Fortaleza de Peniche. Workshop de ilustração científica com Pedro Salgado.

• Dia 4: Saída de mar com a Marinha
Navegar a bordo de um navio da Marinha Portuguesa e conhecer uma lancha Salva-vidas, são as atividades principais do dia.
  • Dia 5: Berlengas
Viagem até às Berlengas, visita ao Farol e à ilha. Batismo de mergulho nas águas fantásticas da ilha Berlenga.
  • Dia 6: Clínica de surf
Aprender a fazer surf na Capital da Onda, com monitores do Peniche Surf Camp. Esta atividade conta com o apoio da Rip Curl.
  • Dia 7: Atividades Laboratoriais na ESTM

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar desenvolve neste dia um conjunto de atividades práticas desde a recolha de organismos vivos até à montagem de um aquário marinho, dando a conhecer a realidade da formação e investigação da ESTM.

A participação nesta semana é completamente gratuita. Os candidatos tiveram de, ao longo do ano letivo, desenvolver um blog, relacionado com o mar. Os 50 melhores foram selecionados para participar nesta experiência inesquecível.

A Forum Estudante disponibiliza online alguns vídeos da edição de 2011 no seu canal do YouTube:

www.youtube.com/ForumEstudante

Mais informações: