Conservas de Cavala e a Onda de Supertubos em destaque no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Conservas de Cavala e a Onda de Supertubos em destaque no CIAB

No Mês do Mar, o Município de Peniche selecionou para Património do Mês um objeto recente mas com uma vasta história por detrás: a lata de conservas de cavala comemorativa “Peniche, 2000 anos a produzir conservas”, que estará em destaque no CIAB - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia até final de novembro.

A história das conservas de peixe no concelho de Peniche remonta ao período romano, sendo disso testemunho o complexo oleiro do Morraçal da Ajuda, onde se produziam ânforas utilizadas no transporte de pastas de peixe.

Mais recentemente, durante todo o século XX, a indústria conserveira foi fulcral no desenvolvimento económico, social e urbanístico de Peniche, existindo ainda três fábricas em laboração.

Evocando o passado conserveiro do concelho de Peniche, o Município, em colaboração com a maior fábrica de conservas do concelho, promoveu em 2009 a produção de uma edição de latas de conserva de sardinha. Durante o mês de outubro, coincidindo com a realização do Rip Curl Pro Portugal - Peniche, foi apresentada uma nova edição, desta feita dedicada à cavala de Peniche. O grafismo desta lata foi concebido pela Câmara Municipal de Peniche, tendo como base uma serigrafia da autoria de Alexandra Prieto (2012), representando a mítica Onda da praia dos Supertubos, oferecida no âmbito das 7 Maravilhas Praias de Portugal.

Esta lata permite associar cinco importantes ativos patrimoniais de Peniche, que demonstram a sua relação histórica com o mar:
  • A indústria conserveira, reforçando a máxima “Peniche, 2000 anos a produzir conservas”.
  • A pesca, representada na cavala de Peniche envazada na lata.
  • A gastronomia tradicional onde o pescado tem destaque.
  • As praias, enquanto maravilhas naturais deste território, importantes ativos turísticos, ambientais e paisagísticos.
  • A fileira da onda, com destaque para a Praia de Supertubos enquanto local de eleição para a prática de surf de outros desportos náuticos de deslize, devido à mundialmente famosa Onda dos Supertubos.

Durante o mês de novembro encontram-se expostas no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia a serigrafia de Alexandra Prieto e as latas de conserva, permitindo uma interpretação e um conhecimento mais aprofundado sobre a produção conserveira, a cavala de Peniche e a Praia de Supertubos e, certamente, convidando à aquisição de uma lata como lembrança ou para degustação desta iguaria gastronómica.

Contamos com a sua visita!

Património do mês de novembro: Lata de conservas de cavala (pdf)

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche