Projecto de Inventariação do Património Arqueológico Náutico e Subaquático do Concelho de Peniche - 3ª campanha - Abril de 2006

[+] Fotos

No seguimento do projecto de Inventariação do Património Arqueológico Náutico e Subaquático do Concelho de Peniche, desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal de Peniche e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Subaquáticas, decorre entre 10 e 13 de Abril nova campanha no âmbito do referido projecto.

Este projecto desenvolvido com a colaboração de docentes e alunos do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pretende proceder ao inventário exaustivo de todo o património de matriz náutica e subaquática existente na área do concelho de Peniche, sendo privilegiado o registo de contextos tão diversos como naufrágios, achados fortuitos, estruturas portuárias ou estaleiros navais.

A presente campanha a decorrer no Arquivo Municipal centra-se na consulta de documentação histórica do município, em particular referente à Câmara Municipal, e consequente recolha de dados referentes ao património arqueológico náutico e subaquático concelhio.

Nas duas primeiras campanhas deste projecto que tiveram lugar no Museu Municipal de Peniche, em Março e Setembro de 2005, a consulta de documentação historiográfica existente no referido Centro de Documentação permitiu proceder à inventariação em base de dados de cerca de duas centenas e meia de contextos aquáticos e subaquáticos com cronologias que oscilam entre a época romana e o século passado.

Pretende-se que este projecto constitua a base da futura Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Peniche, afirmando-se como instrumento basilar numa gestão racional deste património no plano concelhio, tomado enquanto importante activo turístico e motor de desenvolvimento económico local.