Exposição "Pedras com História" prolongada até 18 de outubro

Exposição
[+] Fotos

No próximo dia 10 de agosto, pelas 18h00, inaugura a Exposição “Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia. Fotografias de António Évora e Textos de Cecília Cavalheiro”, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Esta mostra é um diálogo entre fotografia e texto, história e vivência, memórias coletivas e pessoais, a partir das visões entrecruzadas de dois primos, naturais de Atouguia da Baleia.

 "Esta exposição não pretende apresentar, em si mesma, as perspetivas históricas dos monumentos fotografados. Antes enuncia olhares e emoções, sugerindo desafios de contemplação. (…) Nesta exposição, convidamos cada um de vós, a olhar cada pedra, não só como um pedaço de história, mas eventualmente seguindo o caminho cruzado do simbolismo e da memória, que no património aqui apresentado, tenta ir ao encontro não só da história ou da religião, mas também encontrar as emoções do profano, através do olhar humano de cada um." (Texto de Apresentação)

António Évora é ator e programador cultural. Cursou Teatro no Conservatório Nacional em Lisboa, tendo desenvolvido a arte de representar em várias Companhias, como o Teatro Nacional, Teatro Experimental de Cascais, a Empresa Vasco Morgado, o Teatro de Braga, a Companhia Rafael de Oliveira, O Bando e Artistas Unidos. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e Assistente de Produção do Centro de Arte Moderna da mesma Fundação. Participou, na área do cinema, em filmes realizados por Fernando Lopes, Artur Ramos, Quirino Simões e Monique Rutler, entre outros. Fez e faz ficção para os três canais nacionais de televisão. Colaborou também com várias autarquias em matéria de programação cultural, nomeadamente, nos últimos anos, com a Câmara Municipal de Peniche

Cecília Cavalheiro é assistente social e psicoterapeuta na Segurança Social em Lisboa. É especialista em Intervenção Social em meios de pobreza e exclusão social, colaboradora de entidades académicas, participante em programas dos media sobre políticas ativas de promoção social, formadora e oradora em seminários sobre instrumentos, medidas e experiências de desenvolvimento social e local em todo o país. Descreve-se “apaixonada pela história, por influência paterna, dedicando-se aos homens e mulheres que normalmente não fazem história.”

A Exposição "Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia" é uma organização da Câmara Municipal de Peniche com os apoios da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, 102fm, Profresco, M de Marisco, Electrosson e Tien21.

Enquadrada na Exposição decorrerá, na noite de 20 de setembro, pelas 21h30, uma sessão de "Poesia Medieval" por Luísa Ortigoso, Luís Aleluia e Helena Vieira com a participação do Projeto Ressonante Experimental Criativo - PREC.

"Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia. Fotografias de António Évora e Textos de Cecília Cavalheiro" estará patente ao público na Igreja de S. José – CIAB, entre 10 de agosto e 18 de outubro de 2014, de 3ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Uma experiência a não perder!


> Catálogo da Exposição "Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia"


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.