Ondas de investimento colocam Cavaco Silva no rumo da EXPONOR

O Presidente da República será uma das ilustres presenças na 2.ª edição do FÓRUM DO MAR. Cavaco Silva desloca-se à EXPONOR ao segundo dia da Feira Internacional do Conhecimento e Economia do Mar, esta sexta-feira (11), a partir das 11 horas, onde se inteirará da atual condição científica, empresarial e associativa de uma fileira tida por prioritária para o País.

A visita acontece logo após a sessão de abertura da conferência "Internacionalização das Atividades da Economia do Mar", que conta com intervenções do secretário de Estado do Mar, do gestor do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, dos presidentes da Administração dos Portos do Douro e Leixões, da Câmara Municipal de Matosinhos, da Oceano XXI - Associação para o Conhecimento e Economia do Mar e do vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal.

Manuel Pinto de Abreu, Franquelim Alves, Matos Fernandes, Guilherme Pinto, José Ribau Esteves e Paulo Nunes de Almeida acompanharão o chefe de Estado português no contacto com representantes do setor no certame - uma organização conjunta da AEP/EXPONOR e da Oceano XXI, que este ano reúne cerca 75 empresas e entidades expositoras.

Cavaco Silva aproveitará entretanto a visita ao FÓRUM DO MAR para assistir à assinatura de dois protocolos que, envolvendo o INESC TEC, o novo Instituto Português do Mar e Ambiente e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental, vêm reforçar a posição de Portugal no desenvolvimento de novas tecnologias em aquacultura e incrementar a capacidade exportadora nacional no domínio da robótica, inteligência artificial e biotecnologia marinha. Ou seja, áreas que têm despertado cada vez mais a atenção de investidores internacionais.