Seminário Ecoturismo marítimo: desafios e oportunidades

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM – IPLeiria), através do projeto MTM (GAC Oeste), em conjunto com a Câmara Municipal de Peniche, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, vão organizar no próximo dia 15 de Maio de 2014, pelas 17h00, um seminário intitulado "Ecoturismo marítimo: desafios e oportunidades".

Este é um tema que assume cada vez maior importância a nível nacional, e em particular para a região Oeste. A riqueza e variedade do património associado, as tradições marítimas das comunidades, e a questão da sustentabilidade futura destas e do seu modo de vida, tornam o ecoturismo marítimo uma questão cujo debate é premente e relevante. Com o objectivo de consciencializar os diversos agentes envolvidos para os desafios e oportunidades que se apresentam, este seminário a ter lugar na ESTM convida também todos os interessados nos assuntos do mar a participar. Para tal, o seminário “Ecoturismo marítimo: desafios e oportunidades” contribuirá para o estabelecimento de um debate alargado entre operadores turísticos e entidades públicas com responsabilidades ao nível da gestão dos territórios.

PROGRAMA:

17h00
O papel do conhecimento na construção de um produto ecoturismo marítimo Sérgio Leandro, Nuno Almeida | ESTM – IPLeiria

17h30
Reservas da Biosfera da UNESCO e desenvolvimento integrado dos territórios Elizabeth Silva | Comissão Nacional da UNESCO

18h00
Observação de golfinhos no Sado Patrícia Ramos Mota | Nautur Golfinhos do Sado

18h30
A visão do ICNF para a promoção do ecoturismo marítimo em áreas protegidas Maria Jesus Fernandes | Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas