Rendas de Bilros de Peniche - Um saber-fazer enraizado na comunidade de Peniche

As Rendas de Bilros contribuem para a afirmação das especificidades e diferenciação deste território (…) só a concertação de todos os esforços em torno deste elemento patrimonial comum a todos os Penichenses, poderá contribuir para que esta atividade seja dotada de mais-valias para todos os seus intervenientes e se desenvolva de modo sustentado. A inovação de produtos é o caminho.

(Jorge Amador, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche in Congresso da Alta Estremadura, 2011)

Peniche, terra de pescadores e rendilheiras que no passado viveram de mãos dadas comigo, Renda de Bilros, dos quais fui o sustento quando o Mar era adverso à fartura do peixe ou a faina parava por causa do defeso (…). Ainda estou bem viva, embora já em poucas mãos. Mãos de rendilheiras que só por amor não querem separar-se de mim, o que prova que as suas raízes são a sua força.

(Ida Guilherme - Artesã
in Amar Peniche, 2010)