Seniores com tarde de Dança e Movimento

Tarde de Dança & Movimento [+] Fotos

Integrado no Plano de Ação para 2014, decorreu, hoje, dia 9 de maio, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal, a quarta sessão, no âmbito da promoção para a saúde e bem-estar, dedicada à Dança & Movimento, dinamizada pela estagiária da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Mariana Ferreira, tendo como objetivo contribuir para um envelhecimento saudável através da promoção da atividade física.

A tarde foi organizada em seis tempos de interação: privilegiando momentos de aquecimento para mobilização das articulações para o exercício, promovendo, também, a socialização entre os participantes; mobilização articular para preparação das articulações para os exercícios posteriores; alongamento prática de exercícios para alongar as estruturas musculares mais solicitadas; exercícios para o tronco de modo a melhorar a função articular, a função músculo-esquelética e postural; momento para hidratação e descanso; fundamental dança/fitness, finalizando com  alongamento e relaxamento por forma a alongar as estruturas musculares mais solicitadas.

Estas sessões têm proporcionado momentos de bem-estar, conseguindo alcançar os objetivos pretendidos, promovendo, assim, a prática de exercício físico e permitindo, igualmente, a interação entre os participantes que se mostram bastante satisfeitos com a atividade, salientando que esta é uma das ações que deveria repetir-se todas as semanas.

A sessão contou com a participação ativa e animada dos idosos de cinco instituições do concelho de Peniche, nomeadamente, Associação para Centro de Dia de Serra D’El-Rei, Centro de Convívio do Município, Centro de Convívio D.ª Inês de Castro da Coimbrã, Centro de Solidariedade e Cultura de Peniche – Lar de Santa Maria e Convívio de São Leonardo de Atouguia da Baleia, tendo enriquecido o ambiente com a sua boa disposição.

O produto destas sessões irá ser apresentado na II Feira da Saúde, que decorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Peniche, através de uma coreografia, no dia 19 (segunda-feira), no período da tarde.