Três dias para celebrar o Homem do Mar

Três dias para celebrar o Homem do Mar
Dia Nacional do Pescador

Assinala-se a 31 de maio o Dia Nacional do Pescador. Em Peniche as celebrações da efeméride terão início nesse dia e terminarão no domingo, 2 de junho.

Na sexta-feira, 31, teremos a peça “Mulheres em Terra, Homens no Mar” *, uma produção do Teatro do Silêncio. Da autoria de Maria Gil, a peça tem como base a recolha de testemunhos das mulheres de pescadores do bacalhau, concretamente as do concelho de Ílhavo, numa performance que dá voz a estas e a todas as mulheres que   eram o suporte das suas famílias enquanto os homens se ausentavam durante meses na faina do mar. Será apresentada no Museu da Renda de Bilros, pelas 21h30. A mesma peça será apresentada, na noite seguinte, na Igreja do Convento de S. Bernardino.

No sábado, 1 de junho, o que estava previsto ser uma Visita Gastronómica ao Bairro do Visconde, com início às 18h00, será agora uma sessão cultural mais alargada sobre o tema “Este mar que nos inspira…”
Terá início no Largo do Visconde às 19h00 e incluirá:
  • uma visita interpretada ao Bairro do Visconde com degustação gastronómica*
  • a entrega dos certificados de participação e prémios do Concurso Contos d’ aMAR (uma iniciativa da ESTM-Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, da Câmara Municipal de Peniche e dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria);
  • a projeção do filme “FishTour – Uma experiência única na rota da sardinha”, da autoria de João Costa, professor da ESTM;
  • e ainda uma breve tertúlia com alguns dos intervenientes, partindo do mote “Este mar que nos inspira…”
Esta iniciativa -que decorrerá em final de tarde, princípio de noite- será ainda pontuada por alguns momentos de poesia.

Para domingo, 2 de junho, estão reservadas as comemorações oficiais, que têm início com a alvorada pelas 09h00 e prosseguem com um almoço-convívio às 13h00.

A Ribeira Velha acolhe a partir das 15h00 as Homenagens Públicas, que começam com a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Pescador. Esta sessão culminará com o habitual espetáculo de fado, este ano com as vozes de Emanuel Soares, Joaquim Júlio e Ivone Santos.

As festividades terminarão com a celebração da Eucaristia das 19h00, na Igreja da Ajuda.

*
atividades integradas na programação do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que envolve os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.