Exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche", no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Exposição
Exposição Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche

A Exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" inaugura no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 16h30, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.

Esta é uma exposição que consiste no retrato dos três principais conflitos armados do século XX (1ª Guerra Mundial, 2ª Guerra Mundial e Guerra Colonial) que tiveram impacto no nosso país, dando especial enfoque à sua relação com o território de Peniche, despertando para episódios da história local associados a estas guerras. A mostra apresenta painéis interpretativos e acervo móvel, como vestuário, artilharia, fotografias e documentos destas épocas.

CATÁLOGO DO EXPOSIÇÃO - Formato pdf

Desenvolve-se num momento de diversas efemérides: em 2014 deu-se o centenário do início da 1ª Guerra Mundial, o 75º aniversário do início da 2ª Guerra Mundial e o 40º aniversário do final a Guerra Colonial portuguesa; em 2015 celebra-se os 70 anos do final da 2ª Guerra Mundial; em 2016, faz 100 anos sobre a data de entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, …

É uma exposição desenvolvida pela Câmara Municipal de Peniche que contou com o apoio de diversas entidades – nomeadamente a Liga dos Combatentes de Peniche – e pessoas individuais. A exposição não se encerra na data de inauguração, sendo possível integrar peças, testemunhos e memórias de antigos combatentes e suas famílias. Os contributos da população local para um maior conhecimento destas páginas da nossa história coletiva são fundamentais.

A exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" está integrada no programa Tocha da Liberdade, promovido pelo Município de Peniche e pela URAP – União dos Resistentes Antifascistas, que assinala o 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial.

Patente de 1 de fevereiro a 14 de março de 2015, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, a Exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" é de entrada livre, podendo ser visitada de 3ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

> Programa "Tocha da Liberdade em Peniche - 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial" (pdf)