PENICHE – NOVEMBRO MÊS DO MAR

"Torga – Biografia Teatralizada" levada à cena em Peniche

Torga - Biografia Teatralizada "Teatro Mar"

No âmbito do programa Novembro, Mês do Mar - 2012, dinamizado pela Município de Peniche e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, terá lugar no próximo dia 17 de novembro, pelas 21h30, no Auditório do Stella Maris a representação, pelo Intervalo - Grupo de teatro, da peça "Torga – Biografia Teatralizada", com excertos da peça "Mar".

Miguel Torga foi o pseudónimo escolhido por Adolfo Coelho da Rocha, escritor nascido em S. Martinho da Anta (Vila Real), em 1907. Torga teve uma infância rural dura, uma breve passagem pelo seminário de Lamego e, dos 13 aos 18 anos, foi emigrante no Brasil, onde durante cinco anos trabalhou na fazenda de um tio, como capinador, apanhador de café, vaqueiro e caçador de cobras. Regressado a Portugal, concluiu o ensino liceal e terminou o curso de Medicina, em Coimbra. Exerceu a profissão de médico em São Martinho de Anta e em outras localidades do país, fixando-se definitivamente em Coimbra, como otorrinolaringologista, em 1941. Poeta, contista exímio, romancista, ensaísta e dramaturgo, foi autor de mais de 50 obras publicadas desde os seus 21 anos. Faleceu em 1995.

"Mar"
é uma peça de teatro da sua autoria, datada de 1941. A ação decorre numa taberna de pescadores, situada junto a uma vila piscatória, onde os amores e desamores do pescador Domingos servem de mote a uma reflexão sobre a condição humana e a verdadeira alma do povo.

O Intervalo - Grupo de teatro, que traz esta peça até nós, foi fundado em 1969 e está sediado no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha. Esta peça tem dramaturgia de Dulce Moreira e Armando Caldas, que também a dirige e encena.

Este evento conta com o apoio da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Sebastião de Peniche.