Jornadas Sénior / Peniche 2013

Entre os dias 5 e 12 de novembro, o concelho de Peniche irá acolher as Jornadas Sénior/Peniche 2013. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho "Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade" e dá corpo ao Plano Gerontológico local, tendo em conta o objetivo estratégico que visa promover a inserção social das pessoas idosas.

O tema das Jornadas centra-se nos Direitos dos idosos (Princípios das Nações Unidas para o Idoso, Resolução 46/91 aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 16 de dezembro de 1991) e as ações a desenvolver assentam nos cinco Direitos fundamentais: Independência, participação, assistência,  auto-realização e dignidade.

Neste sentido, o evento irá proporcionar ações orientadas para a participação, partilha e troca de saberes, promovendo o contacto entre idosos e outros grupos etários.

Para além dos utentes das instituições de apoio e serviços a idosos, todos os munícipes seniores que se queiram associar às atividades deverão proceder a sua inscrição no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Peniche.

As Jornadas Sénior / Peniche 2013 terão a seguinte programação:

• Exposição intitulada "Arte Sénior" A Inaugurar dia 5 de Novembro às 14h30m. Estará patente ao público na sala de exposições do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, na qual estarão expostos trabalhos executados por idosos do concelho. A sessão de inauguração da exposição contará com um momento designado "Recordar é viver…", em que será apresentado o filme de registo das várias atividades realizadas ao longo do ano. Este momento, contará com a participação da Escola Secundária de Peniche, na pessoa da Professora Laura Diniz, em que a arte dramática, servirá de mote para, a exposição do tema das Jornadas e simultaneamente, em conjunto com os idosos, avaliar o que foi feito este ano no âmbito do Plano Local de Promoção da Cidadania Sénior e, a partir daí, se executar a planificação das ações para o próximo ano;
  • Sessão "Escola Aberta" - A Escola Secundária de Peniche será o palco para esta atividade, centrada na difusão dos Direitos dos idosos, e será dinamizada pelos alunos do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde, promovendo também a participação e o contacto intergeracional;
  • Fórum: "O Direito à Saúde: que respostas?", terá lugar no dia 7 de novembro, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal, será um momento de reflexão em que os vários setores da comunidade avaliem, debatam e (re)definam os caminhos e/ou respostas no que toca ao Direito à Saúde como um Direito Constitucional.
  • Sessão de Fados - Vai ser realizada no dia 8 de novembro no Auditório do Stella Maris, contando com a participação de fadistas locais;
  • 3ª Edição do Workshop "Eu e o outro…" Terá lugar a, no dia 9 de novembro, entre as 10h00 e as 17h00, no Auditório da Câmara Municipal de Peniche. Vão ser trabalhadas áreas voltadas para o desenvolvimento de competências por parte dos profissionais que, de alguma forma, intervêm com idosos. Esta atividade irá abranger duas áreas específicas:
    • Atelier de “Atividade Física e Saúde”, assenta numa abordagem psicossocial e relacional, com dinâmicas focadas para uma abordagem motora com atividades de natureza rítmica;
    • O Atelier “Arte & Decor”, numa perspetiva da arquitetura e do design procura-se desenhar uma abordagem do espaço como promotor à participação e bem-estar da pessoa idosa.

Os destinatários desta atividade são os cuidadores de idosos (animadores, auxiliares de ação direta, técnicos, voluntários, estudantes). As inscrições para esta atividade estão disponíveis online ou diretamente no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Peniche.

Magusto Sénior – Realiza-se no dia 12 de novembro na Associação D.ª Inês de Castro Coimbrã com almoço convívio e tarde cultural, com a participação do grupo "Sonho de Amigos".