Filme/Concerto "O Consultório do Doutor Caligari", pelo Ensemble MIA na Fortaleza

Filme/Concerto

Inserido nas acções de promoção/preparação da edição de 2011 do MIA – Festival de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara - Fortaleza de Peniche, um concerto de improvisação do Ensemble MIA.

Esta actuação servirá de banda sonora à projecção do filme mudo - The Cabinet of Doctor Caligari - de Robert Wiene, de 1920, película que inaugura no cinema o movimento expressionista alemão, que se estendeu de 1919 a 1924.

Este filme, versando o tema da psiquiatria, projecta na tela, como num delírio, toda a ambivalência da alma humana.

Alinhamento do Ensemble MIA previsto para este concerto:
  • Jorge Lampreia - flauta, saxofone soprano
  • Paulo Chagas - flauta, saxofone alto
  • João Pedro Viegas - clarinetes soprano e baixo
  • Luís Vicente - trompete
  • Pedro Portugal - trompete
  • Pedro Maia Silva - fliscorne
  • Eduardo Chagas - trombone
  • Fernando Simões - trombone
  • Manuel Guimarães - melódica
  • Paulo Duarte - guitarra
  • Fernando Guiomar - guitarra
  • Abdul Moimeme - guitarra
  • Ernesto Rodrigues - violino
  • Monsieur Trinité - objectos
  • Nuno Morão - percussão

Esta actividade conta como a colaboração da Câmara Municipal de Peniche e do Clube de Cinema da Escola E.B. 1,2,3 de Peniche.