Empreendedorismo e participação dos jovens é a base de um intercâmbio europeu a decorrer em Peniche

Intercâmbio Internacional "Reagir para Construir"

De 5 a 13 de Abril, 35 jovens de cinco países juntam-se em Peniche, para um intercâmbio internacional intitulado "Reagir para Construir". Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, com o financiamento do Programa Juventude em Ação, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, ADEPE, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e 102FM.

O intercâmbio multilateral "Reagir para construir" vai contar com a participação de 5 países (Bulgária, Croácia, Eslovénia, Itália, e Portugal), cada um representado por 6 jovens e 1 monitor.

Esta iniciativa tem como principal objectivo discutir os tópicos relacionados com o empreendedorismo e a participação dos jovens na sociedades.

Ao longo deste intercâmbio haverá várias actividades a decorrer, como visitas,  noites interculturais, dinâmicas de grupo, etc… As actividades em que o intercâmbio irá incidir serão  quatro workshops através da educação não formal:

1. Media – diariamente um grupo de jovens irá registar, em video e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshop’s. Diariamente sairá uma newsletter para divulgação das actividades do dia anterior, que será enviada para os vários parceiros.
  2. Grupo performance – Este grupo irá trabalhar através do teatro/performance e música a temática
  3. Grupo Iniciativa – irá desenvolver ideias para concretizar junto da comunidade de Peniche.

Haverá uma apresentação final de todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana, no dia 11 de Abril, pelas 21h30 na Casa Municipal da Juventude.

Nos seguintes dias teremos as seguintes actividades, abertas à população interessada em participar:

• 6 de Abril – Noite Intercultural Portuguesa, pelas 21h30.
  • 7 de Abril – Noite Intercultural Eslovénia, pelas 21h30.
  • 8 de Abril – Noite Intercultural Italiana, pelas 21h30.
  • 9 de Abril – Noite Intercultural Bulgária, pelas 21h30.
  • 10 de Abril – Noite Intercultural Croata, pelas 21h30.
  • 11 de Abril – Apresentação final do trabalho desenvolvido, pelas 21h30.

Todas estas actividades decorrerão na Casa Municipal da Juventude de Peniche, sita na Rua Dr. João Matos Bilhau nº28, no mesmo edifício do Espaço Internet. Venha conhecer um pouco mais da Europa…

As noites interculturais do intercâmbio “Reagir para construir” estão integradas na IX semana da juventude do concelho de Peniche, que conta com o seu início a 3 de Abril, em Peniche.

Para mais informações contactar AJP pelo 262 785 262 ou via e-mail ajpeniche@gmail.com