PENICHE – NOVEMBRO MÊS DO MAR (21 Novembro, 10h, Auditório ESTM)

CONFERÊNCIA "Promoção do Mar Português e o despertar de novas vocações para o Mar"

CONFERÊNCIA
Promoção do Mar Português e o Despertar de Novas Vocações para o Mar

No âmbito do programa "Novembro – Mês do Mar", irá decorrer no próximo dia 21 de Novembro, pelas 10h00, a conferência “Promoção do Mar Português e o despertar de novas vocações para o Mar”, que contará com o convidado especial Ricardo Diniz (velejador solitário) e representantes do Fórum Empresarial da Economia do Mar e da Revista Fórum Estudante.

Para que o Mar seja cada vez mais um desígnio nacional, é importante a dinamização de ações que alertem para o seu real valor e dimensão e que a curto-médio prazo promovam o aparecimento de uma geração dotada de competências, que possa aumentar o conhecimento marítimo e satisfazer necessidades futuras em termos de ativos profissionais.

A conferência "Promoção do Mar Português e o despertar de novas vocações para o Mar", pretende ilustrar o que de melhor se tem vindo a fazer nessa área, tendo por base testemunhos pessoais e a descrição de iniciativas organizadas por entidades públicas e privadas. No âmbito nacional, a Associação OCEANO XXI, enquanto entidade responsável pelo Cluster da economia e Conhecimento do Mar, tem vindo a promover uma série de iniciativas com o objectivo de promover e divulgar potencialidades para o desenvolvimento de uma economia marítima, juntando empresas e centros de investigação.

De entre os convidados, especial destaque para Ricardo Diniz (velejador solitário). Há mais de 15 anos que desenvolve projetos que ajudam a comunicar Portugal no mundo usando o que ele gosta de chamar “o maior palco do mundo e o principal canal pelo qual somos reconhecidos – o mar.” Começou a fazer mergulho em apneia e surf ainda muito jovem, aprendendo a respeitar e a confiar no mar. Navegar foi apenas uma evolução natural de alguém com uma ambição para além do horizonte. Comandante em três Tall Ships Races. A primeira participação foi em 1998 com 21 anos. Apercebendo-se do impacto dos seus projetos na imprensa Portuguesa e Internacional, lançou em 2003 o Projeto “made in PORTUGAL” com o objetivo de promover Portugal e os seus produtos e empresas, trabalhando valores comuns de inovação, tecnologia e qualidade.

No sentido de despertar de novas vocações para o mar, serão abordados dois projetos pedagógicos dirigidos a alunos do ensino básico e secundário e que se enquadram na Estratégia Municipal para o Mar dinamizada pela Câmara Municipal de Peniche: “Semana Tanto Mar” e “Cidades – Mar Pedagógico”.

A Semana Tanto Mar, organizada pela Revista Forum Estudante em conjunto com a Câmara Municipal de Peniche e com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria, desde 2010 que proporciona anualmente a 50 estudantes do ensino secundário uma semana repleta de atividades lúdicas, culturais e científicas. O enorme sucesso da “Semana Tanto Mar” está bem refletido no elevado número de participantes envolvidos no processo de seleção e no conjunto significativo de entidades que apoiam esta iniciativa.

Ciente da importância de proporcionar aos mais jovens um contacto próximo com diversas atividades marítimas, o Forum Empresarial da Economia do Mar pretende lançar no presente ano letivo o projeto “Cidades – Mar Pedagógico”, cujo modelo programático tem vindo a ser ajustado e validado com o Colégio Pedro Arrupe, Câmara Municipal de Peniche e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Novembro Mês do Mar 2012 é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria, contando com o apoio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar, do Fórum Empresarial da Economia do Mar, do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), do Grupo de Investigação em Turismo  (GITUR), da Fórum Estudante, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Rotary Clube de Peniche, da Armeria – Movimento Ambientalista de Peniche, do PPSC – Peniche Surf Clube, da Escola Secundária de Peniche e do Grupo de Ação Costeira do Oeste (GAC – Oeste).

PROGRAMA:

Sessão de abertura da conferência
Profª. Teresa Mouga (ESTM)
António José Correia (CM Peniche)

"A promoção do Mar Português" - Ricardo Diniz

"Semana Tanto Mar" – Forum estudante

"Cidades – Mar Pedagógico" - Forum Empresarial da Economia do Mar

Cluster da Economia e Conhecimento do Mar (Oceano XXI)

Estratégia Municipal para o Mar -CM Peniche