Atouguia da Baleia - Apresentação da obra "As Lides do Talaya": descobrindo um patriota atouguiense

Atouguia da Baleia - Apresentação da obra
Apresentação da obra As Lides do Talaya: descobrindo um patriota atouguiense

A 25 de janeiro de 1808, em Mafra, foi fuzilada a primeira vítima oficial dos exércitos napoleónicos: Jacinto Correia. É sobre este patriota atouguiense o enfoque da conversa que vai ter lugar no próximo dia 24 de janeiro, sábado, pelas 16h00, no CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, na apresentação da obra "As Lides do Talaya", de Paulo Ferreira.

Jacinto Correia Leitão (Zambujeira do Mar, 30.09.1759 – Mafra, 25.01.1808) casou na Atouguia de Baleia com Umbelina Rosa, em 30 de maio de 1785, e residiu na Azenha de Baixo (ou Azenha do Penteado), onde nasceram 7 dos seus 8 filhos. Dos seus últimos dias, está documentado que terá matado, com uma foice, dois soldados franceses que lhe quiseram extorquir um feixe de lenha que carregava às costas, em resultado do qual foi conduzido a Mafra, onde estava estabelecido o quartel-general de Loison. Julgado em conselho de guerra, declarou, confessando o crime, que, se todos fossem do seu valor, não ficaria um só francês vivo, tendo sido julgado à morte e fuzilado a 25 de janeiro de 1808.

Paulo Ferreira, autor da obra "As Lides do Talaya: Roteiro biográfico de um Portugal setecentista" (publicada em 2014), nasceu em Lisboa, em 1966. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e obteve o grau de Mestre em História Moderna e Contemporânea, na vertente Política, Cultura e Cidadania, no ISCTE, com a tese "Os Almotacés de Lisboa (século XVIII)".

Esta iniciativa é gratuita e aberta a toda a comunidade. Será possível conhecer alguns descendentes diretos de Jacinto Correia entre os quais o próprio Paulo Ferreira, também ele sobrinho pentaneto deste nobre homem. Uma tarde de descoberta, com uma interessante incursão pela história local e nacional, a não perder!

> Convite: Apresentação da obra "As Lides do Talaya": descobrindo um patriota atouguiense" (pdf)


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.