Património do Mês de maio: Convento de São Bernardino

Património do Mês de maio: Convento de São Bernardino [+] Fotos

A 20 de maio, há festejos em honra de S. Bernardino na localidade homónima, pelo que a Câmara Municipal de Peniche decidiu destacar como Património do Mês a Igreja e Convento de São Bernardino.

Estão patentes durante o mês de maio, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, duas pormenorizadas maquetas do Convento, da autoria de Sebastião Marcelino, habitante de S. Bernardino recentemente falecido, que privou de próximo com este monumento. Uma das maquetas, que retrata o Convento e a sua cerca, foi ofertada pelo Sr. Marcelino ao Município de Peniche, em agosto de 2007, por ocasião do Dia do Município, em Atouguia da Baleia, integrando agora o espólio do CIAB. A segunda retrata o interior da Igreja do Convento, sendo de coleção particular e estando cedida a este espaço museológico.

O Convento de S. Bernardino, fundado em 1451, implanta-se no atual local em final do séc. XVI. Após a revolução republicana, com a extinção das ordens religiosas, este espaço foi refuncionalizado acolhendo a Colónia Agrícola da Casa Pia de São Bernardino. Em 1927 é criada a Colónia Correcional feminina, renomeada Instituto de Reeducação (1967), Centro Escolar (1975) e Colégio de S. Bernardino (1995), em funcionamento até ao início do século XXI.

A igreja de planta longitudinal tem fachada simples com torre sineira quadrangular e exonártex com pedras tumulares com inscrições. O interior, de nave única, apresenta cobertura em abóbada e pinturas, silhares de azulejos e interessante altar em pedra.

Tem como festividades associadas as Festas em honra de S. Bernardino, em maio e em agosto, estando a igreja aberto aos domingos de manhã para celebração de cerimónias religiosas.