Natal Penicheiro 2013

Em continuidade com as iniciativas de anos anteriores, o Município de Peniche, a ACISCP - Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche - e a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche - irão assinalar a quadra natalícia com a organização do Natal Penicheiro 2013, o qual enquadra a realização, por todo o Concelho, de um conjunto de atividades diversificadas promovidas por várias organizações locais.

O programa de atividades teve início no dia 30 de novembro e estender-se-á até ao dia 5 de janeiro de 2014, contando com o apoio da 102 FM Rádio.

Algumas iniciativas conhecidas de anos anteriores continuarão a presentear munícipes e visitantes, entre as quais se incluem: iluminação das principais ruas do centro da cidade, animação de rua, desfile de Pais Natal Motard, Concertos de Natal e exposições de trabalhos de formandos e de Presépios de Natal. Para além destas atividades, o programa prevê também iniciativas desportivas, campanhas de solidariedade e de sensibilização para a saúde, recitais de poemas e cânticos religiosos, bem como Festas de Natal e de Fim de Ano.

Entre os eventos especificamente destinados a crianças e jovens, destacamos a distribuição de brinquedos por todas as freguesias do Concelho, a ser levada a cabo pela 102 FM Rádio, nos dias 21 e 22 de Dezembro; a dinamização, por parte do Município de Peniche, da atividade "Contando e Cantando o Natal", na Biblioteca Municipal, no dia 19 de Dezembro; a Festa Infantil promovida pelo Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Peniche e apoiada pelo Município, a realizar no dia 20 de Dezembro, no auditório do Stella Maris; e a organização, por parte da Associação Filarmónica União 1º Dezembro de 1902 de Atouguia da Baleia, de uma sessão de cinema, no dia 14 de Dezembro, onde será apresentado o filme “Turbo”, no auditório da referida associação.

Também a população sénior merece uma atenção especial, sendo-lhe dedicado um conjunto de iniciativas natalícias. É o caso do “Natal Sénior”, que será promovido pelo Município de Peniche, no dia 18 de dezembro, no Atlético Clube de Geraldes; do “Jantar Sénior”, a ser levado a cabo pela Junta de Freguesia de Ferrel, no dia 21 de dezembro, na Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel; e da “Festa de Natal Sénior”, organizada pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, que terá lugar no dia 23 de dezembro, na Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia.

A Passagem de Ano constituirá um dos momentos altos das celebrações e, como vem sendo habitual, será assinalada pelo Município de Peniche, numa iniciativa apoiada pela Junta de Freguesia da Cidade e aberta à comunidade e visitantes, tendo como palco a Avenida do Mar e contando com animação musical e um espetáculo de fogo-de-artifício. Entre as sugestões para a Passagem de Ano, incluem-se também a Festa da Associação Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 de Atouguia da Baleia e do Sporting Clube da Estrada, a terem lugar nas respetivas sedes. Por sua vez, a Associação Cultural e Desportiva de Bolhos também irá proporcionar bailes de Fim de Ano nos dias 27 e 28 de dezembro.

O programa de comemoração do Natal Penicheiro culminará, no dia 5 de Janeiro de 2014, com uma Festa de Encerramento organizada pelo Município de Peniche, ADEPE, ACISCP e 102 FM Rádio, e para a qual estão convidados munícipes e visitantes Esta Festa contará com o desfile de grupos musicais pelas ruas da cidade, para cantar as janeiras, e com o tradicional Sorteio de Natal, patrocinado pelos estabelecimentos comerciais do Concelho de Peniche.