Oficinas de Expressão Plástica e Visitas Guiadas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Peniche

Oficinas de Expressão Plástica e Visitas Guiadas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Peniche
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS)

Celebra-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Para assinalar esta data, o Município de Peniche promove duas atividades, de carácter gratuito: Oficina de expressão plástica “Sou um artista abstrato!” e Visita aos trabalhos de estudo e tratamento dos materiais arqueológicos do complexo oleiro do Morraçal da Ajuda.

  • "Sou um artista abstrato": Este Serviço Educativo pretende sensibilizar para os diferentes estilos artísticos, incidindo sobre a Arte Abstrata, na qual se inserem os quadros patentes na Exposição de pintura “Espelhos”, de Joaquim Baltazar, à qual está associada esta atividade. Nesta Oficina, os pequenos artistas, após visita à exposição, irão conhecer obras dos principais representantes deste movimento artístico e dar asas à sua imaginação para, conjuntamente, criarem quadros inspirados no Abstracionismo. Pelas 10h30, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, "Sou um artista abstrato" está direcionado para público infanto-juvenil, dos 6 aos 12 anos de idade, sendo obrigatória inscrição prévia através dos contactos 262 758 644 ou ciab@cm-peniche.pt.
  • "Fornos Romanos do Morraçal da Ajuda": Os extensos trabalhos arqueológicos desenvolvidos na antiga olaria do Morraçal da Ajuda - da qual foram identificadas as estruturas de quatro fornos cerâmicos -, repartidos entre campanhas de campo e de tratamento dos materiais arqueológicos exumados, permitem aferir estar-se na presença de um dos mais significativos sítios arqueológicos da época romana existentes em Portugal. Propõe-se, no dia 18 de abril, pelas 15h00, uma visita aos trabalhos de tratamento de materiais arqueológicos, que decorrem na Fortaleza de Peniche, acompanhada pela Equipa de Arqueologia responsável pelo projeto.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Este ano, apresenta como tema “Lugares de Memória”, numa colaboração da Direção-Geral do Património Cultural e ICOMOS Portugal.

As atividades promovidas pelo Município de Peniche integram o programa nacional de comemorações do DIMS 2014 e, a nível local, o Programa "Abril, mês da Liberdade".


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.