PENICHE, MAR DE LIBERDADE

Peniche, Mar de Liberdade [+] Fotos

Peniche celebra o 25 de abril com música, oficinas criativas, património, cinema, atividades desportivas e culturais de entrada livre e abertas à comunidade, durante o mês de abril.

CICLO DE CINEMA DE ABRIL

Às sextas-feiras de abril, no Auditório Municipal pelas 21h, serão três os filmes integrantes do Ciclo de Cinema. As entradas são livres e a atividade aberta ao público em geral.

Dia 6 abril | 5 dias, 5 noites, de José Fonseca e Costa
Dia 13 abril | As Ondas de Abril - Les Grandes Ondes (al’ouest), de Lionel Baier
Dia 20 abril | A Fuga, de Luís Filipe Rocha - Esta projeção contará com a presença de atores/figurantes que participaram na rodagem do mesmo.
Dia 23 abril | A Fuga, de Luís Filipe Rocha na Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia

OFICINA CRIATIVA - Tertúlia “Traz outro amigo também” | atividades lúdicas e criativas

7 abril |sábado às 14h30
A realizar-se no Auditório Municipal, esta é uma atividade aberta às famílias em que título da música de Zeca Afonso dá o mote para pensar o 25 abril e a liberdade a partir de músicas de intervenção, pequenos contos e poemas de abril. Pretende-se que este seja um tempo lúdico, criativo e de partilha.
Mais informações e inscrição: biblioteca.municipal@cm-peniche.pt

HORA DO CONTO “Traz outro amigo também”

10 abril terça |13 abril sexta às 14h
12 abril |quinta às 10h e às 14h
A biblioteca municipal dinamiza com os Jardins de Infância e as escolas do 1º Ciclo um espaço denominado a “Hora do Conto”. Desta feita, e por se tratar de um mês dedicado à celebração do 25 abril, a atividade foi redesenhada de modo a explorar criativamente com as crianças os conceitos a esta data associados.Mais informações: biblioteca.municipal@cm-peniche.pt

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “Onde há redes, há rendas: arte(s) em diálogo”
7 abril |
sábado às 17h30
Inauguração da exposição coletiva de pintura, patente até dia 8 de julho, no Museu da Renda de Bilros de Peniche onde o diálogo entre a Arte e as artes de Pesca e da Renda de Bilros serve de mote a uma reflexão sobre o papel da mulher nesta comunidade marítima. Esta mostra de pintura reúne obras de Alexandre Antunes, Antero Anastácio, Humberto Lopes, Ida Guilherme, João Calado Mateus, Joaquina Amparo Neves, José Carlos Baptista, entre outros.
Público em geral | Entrada livre

“ONDE HÁ REDES, HÁ RENDAS” visitas guiadas ao Núcleo Histórico de Peniche-de-Baixo
18 abril|
quarta - 10h | 15h
Esta atividade assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob a temática do Património Cultural: de geração em geração, no âmbito do Ano Internacional do Património.

Após a visita ao Museu da Renda de Bilros de Peniche – que tem patente entre 7 de abril e 8 de julho a exposição coletiva de pintura “Onde há redes, há rendas: arte(s) em diálogo” – os visitantes usufruirão de uma visita orientada por Peniche-de-Baixo, percorrendo o centro histórico e algum do património edificado, tendo como enfoque as atividades tradicionais.
Inscrição prévia preferencial | Público em geral|Entrada livre

FESTIVAL ONDAS DE ABRIL
22 abril |
domingo às 15h
São várias as escolas que vão participar no festival pelo que poderemos apreciar grupos musicais compostos por alunos de 2º e 3º ciclo, Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar e Universidade Sénior de Peniche.

MÚSICA AO VIVO - VIRIATO
24 abril |
terça-feira das 22h - 24h
“VIRIATO é a canção e a música tradicional/expressão portuguesa por excelência” e trazem ao Fórum da Parreirinha, as melodias de intervenção às comemorações do município. À atuação da banda segue-se fogo de artifício, pelas 00h na avenida do mar.

CERIMÓNIA
Dia 25 abril
|quarta-feira às 9h - Hastear da Bandeira | Arruada do 25 de abril | Deposição de coroa de flores junto ao Monumento ao 25 de abril

Ao Hastear da Bandeira no Largo do Município segue-se a tradicional Arruada do 25 de abril, animada pelos Arrufeiros do Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia, com a participação de dois músicos locais convidados. Chegando ao Monumento ao 25 de abril, a homenagem com a deposição de uma coroa de flores.

Dia 25 abril |quarta-feira às 15h30 - Sessão Solene da Assembleia Municipal
A Assembleia Municipal assinala esta data comemorativa com a realização de uma Sessão Solene no Fórum da Parreirinha