Oficina de Escrita Criativa na Biblioteca Municipal de Peniche

"Onde se escondem as histórias?" é a questão que dará o mote para a oficina de escrita criativa que terá lugar na Biblioteca Municipal de Peniche, no próximo dia 29 de março, um sábado, pelas 14h30.

As inscrições para esta formação (limitadas a 15 participantes) encontram-se abertas até dia 21 de março e deverão ser feitas presencialmente na Biblioteca. A participação na oficina - orientada por Leonor Tenreiro e que terá, sensivelmente, a duração de duas horas - terá um custo de 10€.

Segundo a formadora, "Esta oficina visa desbloquear a imaginação e a escrita, através de dois fortes aliados: a expressão plástica e a expressão dramática. Cada jogo convida os participantes a superar os seus receios criativos, estimulando a livre associação de ideias e a descoberta de novos sentidos, palavras e caminhos, de forma lúdica. Os obstáculos superam-se brincando, até ao momento em que os lápis parecem escrever sozinhos, tal é o estado de concentração (e descontracção) a que chegam os seus donos".

Leonor Tenreiro já foi jornalista, guionista e assistente editorial, mas é a escrever livros para crianças e a contar histórias que mais realizada se sente. Tem um livro publicado - "O Homem Que Ia contra as Portas", editado pela Everest, cuja ilustração foi premiada no Festival Amadora de BD de 2010 – e hoje em dia dedica-se ao conto das histórias e a fazê-las nascer do imaginário das crianças, adolescentes e adultos com que se cruza nas escolas, livrarias e bibliotecas, onde tem orientado formações de escrita criativa e horas do conto.  "Foi como animadora do MUS-E (Associação Menuhin Portugal), que comecei a (des)orientar oficinas de escrita criativa, corria o ano de 2003. Se escrever histórias era bom, vê-las nascer por outras mãos revelava-se ainda melhor!"- confessa.

É o que se espera que aconteça no próximo dia 29!