"Espelhos" no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Exposição "Espelhos"

No âmbito das comemorações do 2º aniversário do CIAB - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, inaugura no próximo dia 15 de março, sábado, pelas 16h00, a exposição de pintura “Espelhos”, de Joaquim Baltazar. Esta mostra estará patente na nave da Igreja de S. José / CIAB até 26 de abril, podendo ser visitada de 3ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Natural de Atouguia da Baleia, Joaquim Baltazar estudou Pintura e Escultura, licenciando-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Expôs pela 1ª vez em 1970, no XV Salão de Primavera da Junta de Turismo da Costa do Sol (Estoril), tendo vindo desde aí a expor regularmente. Os seus trabalhos figuraram em dezenas de Exposições individuais e coletivas em Portugal e no Estrangeiro. Está representado, entre outros, no Núcleo de Arte Moderna da Região Autónoma da Madeira, Museu Diogo Gonçalves em Portimão, Museu Municipal de Óbidos, Coleção de Arte da Caixa Geral de Depósitos, Marconi Portuguesa, EDP (Eletricidade de Portugal) e Imprensa Regional da Madeira. De acordo com Rodrigues Vaz, este artista “adota frontalmente o expressionismo como modo mais pessoal do abstrato, através de temas estritamente pictóricos, nomeadamente a relação entre o gestual e o construído, onde as cores alcançam uma intensidade especial.”

O CIAB é um polo museológico e cultural inaugurado a 17 de março de 2012, parte integrante da Rede Museológica do Concelho de Peniche, que se encontra sedeado na Igreja de S. José e edifício anexo, na Vila de Atouguia da Baleia. Espaço voltado para a população, resulta de contributos multidisciplinares e tem acolhido diversas atividades ao longo dos seus dois anos de existência, de exposições a concertos, de oficinas educativas a conferências. O programa de celebração do 2º aniversário do CIAB faz jus a esta dinâmica: a par da inauguração da Exposição “Espelhos” na tarde de 15 de março, haverá ainda Concerto de Música de Câmara Improvisada com o grupo “Improchamber 8” no dia 16 de março, às 17h00; pelas 19h30 de 19 de março, celebrar-se-á a Tradicional Missa em honra de S. José e, a 21 de março, pelas 21h30, terá lugar uma Sessão do projeto “A Poesia anda por aí”. De entrada gratuita este é um conjunto de eventos a não perder!

> Convite para a exposição (pdf)