ICNF - Apresentação do Portal SOS-Vespa

Vespa velutina nigrithorax

A Plataforma SOS-Vespa visa apoiar a identificação e o controlo da Vespa velutina em Portugal. Através da georreferenciação online dos ninhos desta praga, este WEBSIG contribui para a comunicação entre os técnicos de Proteção Civil Municipal, a população e a Administração, bem como, para a tomada de decisão.

Conscientes da problemática que a Vespa velutina nigrithorax (espécie não-indígena predadora da abelha europeia, por enquanto, aparentemente circunscrita a concelhos do norte do país) pode trazer e da necessidade de controlar e monitorizar o avança dessa espécie exótica no mais curto espaço de tempo possível, a Direção Geral de Veterinária e Alimentação (DGAV), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) elaboraram, com colaboração do SEPNA/Guarda Nacional Republicana, de Câmaras Municipais e de Associações de Apicultores, o "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal", que se encontra disponível nos portais do ICNF (www.icnf.pt) e da DGAV (www.dgav.pt). O mesmo deverá vir a acontecer nos portais do INIAV, das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, do SEPNA/Guarda Nacional Republicana e das Câmara Municipais.