Jóias Inspiradas no Design Tradicional Português com Renda de Bilros de Peniche

Apresentação Pública da Coleção LUSITANA – A NOVA TRADIÇÃO DA FILIGRANA

Esta coleção da SER Jóias de Portugal teve origem numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Peniche e a Sociedade Ricardo & Ricardos, Joalheiros, uma ourivesaria com 20 anos de experiência, que uniu joalheiros e rendilheiras num labor único e exclusivo.

A primeira coleção, Lusitana, a nova tradição da filigrana - Jóias Inspiradas no design tradicional português com Renda de Bilros de Peniche, será apresentada publicamente no próximo dia 10 de novembro, em Peniche, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, pelas 15h00.

Com um conceito que se revê na ancestralidade de técnicas tradicionais portuguesas e na personalidade do povo lusitano, esta coleção elogia o árduo trabalho que aliou o saber-fazer de joalheiros e de rendilheiras de Peniche na conceção de peças exclusivas e enaltece o minucioso trabalho tecido em Renda de Bilros com o brilho do ouro, diamantes e pedras preciosas.

Após o lançamento da primeira peça: a Anfitriã, réplica do Coração D. Maria, é chegado o momento de vislumbrarmos uma promissora coletânea de jóias inspiradas no design tradicional português com a fusão da Renda de Bilros de Peniche.

A COLEÇÃO
LUSITANA, A NOVA TRADIÇÃO DA FILIGRANA
Jóias inspiradas no design tradicional português com Renda de Bilros de Peniche

Lusitana é a materialização de um apaixonado sonho. Integra um surpreendente conjunto peças que elevam o design de jóias nacional e a própria renda de bilros um novo patamar.

A partir de modelos inspirados na tradição portuguesa, foram idealizadas jóias com personalidade própria, onde os materiais nobres como o ouro, os diamantes e as pedras preciosas se fundem com o minucioso trabalho em Renda de Bilros. Uma coleção que espelha a criatividade lusa e antecipa o futuro através de um inspirador olhar entre o passado e o presente, que uniu joalheiros e rendilheiras num labor intemporal.

AS PEÇAS

• CORAÇÃO “A ANFITRIÔ - Apaixonada, generosa, dedicada e corajosa, o carácter da verdadeira mulher portuguesa.
  • CRUZ DE MALTA “A GUERREIRA – Uma peça que consagra a mulher com garra, lutadora, desafiante.
  • ARRECADAS “AS GLORIOSAS” - Uma homenagem ao prestígio de ser mulher.
  • CRUZ DA ORDEM DE CRISTO “A EXPLORADORA” - Uma ode aos portugueses de espírito aberto, que procuram incessantemente a realização, correndo atrás dos seus sonhos, explorando, audaciosamente, caminhos por trilhar.
  • ESCRAVA “A LIBERTADORA” – Elogio à Liberdade, ela que é dona de si própria, como verdadeira Mulher.
  • CONTA “A DESEJADA” – Uma jóia singular e perfeita que, apesar de única, se deseja colecionar, como fazemos com os momentos verdadeiramente inesquecíveis.
  • BRINCOS “OS AVENTUREIROS” - Desenhados com elegância e arrojo, quebram a ortodoxia e elevam-se, carismaticamente, ao espírito de aventura e audácia que vibra em cada mulher aventureira.
  • ANEL “O ETERNO”- Uma jóia que se destaca de qualquer outra. Um presente que ficará para sempre.
  • BOTÕES DE PUNHO “OS NAVEGADORES” - Um tributo ao homem, como forte referência familiar que sabe para onde vai e comanda “o barco”, de pulso firme, contra todos os receios e incertezas.
  • CRUZ “A ADORADA” – Uma peça tocada pela graça para assim se transformar no verdadeiro amuleto de adoração, esperança e proteção.