PENICHE ACOLHEU FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL) [+] Fotos

No passado dia 10 de Abril, tivemos em Peniche cerca de 150 alunos, do 3º Ciclo e Secundário, provenientes de 38 escolas do distrito, para uma grande festa em torno da leitura: a fase distrital e intermédia do Concurso Nacional de Leitura (CNL), onde foram escolhidos os representantes de Leiria na grande final nacional, que terá lugar em Junho, em Lisboa.

A fase distrital do CNL, cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura, é anualmente realizada por uma Biblioteca Pública Municipal, selecionada para o efeito em cada um dos 18 distritos de Portugal continental. Este ano, em Leiria foi escolhida a Biblioteca Municipal de Peniche.

Assim, numa organização conjunta do Município de Peniche e da DGLAB, esta iniciativa contou com o apoio da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), onde decorreu todo o evento, entre as 13h00 e as 18h00.

Durante este período houve tempo para as provas escritas (fase eliminatória para apurar os 5 melhores alunos de cada nível de ensino), para um lanche-convívio e para a festa final com provas orais, animação, divulgação dos vencedores e respetiva entrega de prémios e diplomas a alunos e escolas. Os professores que acompanharam os alunos a concurso tiveram ainda oportunidade de visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o Farol do Cabo Carvoeiro.

Apurados os cinco finalistas para as provas orais, esta foi a classificação final em cada nível de ensino (conforme quadros abaixo) sendo que o 1º classificado de cada nível será o representante de Leiria na final nacional:

3º CICLO

Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, Óbidos

Rafael Filipe Dias Sampaio

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos

Apoiaram, ainda, este evento: a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP); a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, já que a primeira fase do concurso teve lugar nas escolas; a RTP, que cobriu mediaticamente este acontecimento; a Marinha Portuguesa, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, a Associação Nacional dos Produtores de Maçã de Alcobaça e a editora Clube do Autor.