Tradicionais alguidares de barro em exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Tradicionais alguidares de barro em exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Património do Mês de junho: Alguidares de Barro

Pela sua importância enquanto cerâmica doméstica utilitária, muito comum no concelho, destaca-se como Património do Mês de junho um conjunto de três alguidares de barro com diferentes tamanhos.

Trata-se de alguidares em barro vermelho cozido, de base plana e circular, corpo tronco-cónico de base invertida e bordo saliente. De grandes dimensões, os seus bordos superiores oscilam entre os 54 e os 74 cm de diâmetro. As superfícies interiores encontram-se revestidas por vidrado, apresentando uma tonalidade verde, num dos casos, ou vermelho-acastanhada, nos outros dois exemplares.

De notar que dois destes exemplares se encontram gateados. Tal permitia que, quando rachados, fossem preservados e mantivessem a sua utilização, através de um sistema de junção por elementos metálicos, designados “gatos”, sendo a fratura impermeabilizada com argamassa. Alguns artesãos locais eram especializados, entre outros afazeres, na arte de gatear peças de barro.

É um utensílio que se fabrica em diversos tamanhos, tendo tradicionalmente grande utilidade no serviço doméstico. Os seus usos são múltiplos, servindo de recipiente para amassar o pão ou na preparação das carnes aquando da matança do porco.

Estes alguidares, que datam de meados do século XX, pertenciam a uma coleção privada, tendo integrado o espólio etnológico do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, através de doação consubstanciada em 2009, com os seguintes números de inventário: MAB000533, MAB000536 e MAB000537.

Estão expostos, durante o mês de junho, no percurso de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Este espaço encontra-se aberto ao público de 3ªfeira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo a entrada gratuita.
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.