25 de Abril, Sempre! Peniche comemora revolução em todo o Concelho

Sessão Solene da Assembleia Municipal [+] Fotos

Como é habitual, também este ano há um alargado programa comemorativo do 25 de Abril de 1974, a decorrer no Concelho de Peniche. Consulte os discursos da sessão solene da Assembleia Municipal do dia 25 de Abril de 2012.

Passados que estão trinta e oito anos sobre este acontecimento histórico, a Assembleia e a Câmara Municipal de Peniche, as Juntas de Freguesia e algumas associações do concelho promovem um conjunto de ações, não só no próprio dia 25, mas ao longo da semana de 20 a 28 de abril, para assinalar esta data.

Sessão Solene da Assembleia Municipal
do 38.º Aniversário do 25 de Abril

Na Fortaleza de Peniche
Poesia, Cinema e Fotografia evocam o 25 de Abril de 74

Do conjunto de ações que serão promovidas por todo o Concelho, para assinalar o 38º aniversário da Revolução dos Cravos, destaque para as que serão promovidas pela Assembleia e Câmara Municipais de Peniche, e que terão como cenário de eleição a Fortaleza de Peniche.

O programa tem já início esta 6ª feira, 20 de abril, pelas 21h30, com mais uma sessão do projeto “A poesia anda por aí…” será no Parlatório da antiga cadeia do Forte de Peniche que ecoarão textos ditos e cantados sob o mote “Da cadeia do Forte de Peniche à poesia de Abril: patrimónios (i)materiais da humanidade”, evocando assim, não só o 25 de Abril de 74, mas também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta 4ª feira, dia 18.

As comemorações prosseguem com a projeção do documentário “48”, de Susana Sousa Dias, o primeiro de três desta autora, que configurarão um Ciclo de Cinema Documental promovido em parceria com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). Este documentário será apresentado dia 21, pelas 15h00 na Capela de Santa Bárbara, seguido de comentário de José Pedro Soares.

O ciclo prossegue com “Natureza morta”, pelas 21h30 de dia 24 – que contará com o comentário de Manuel Pedro - e terminará dia 27, também às 21h30, com o filme “Processo-crime 141/53 Enfermeiras no Estado Novo”.

No próprio dia 25, pelas 11h00, também na Capela de Santa Bárbara, terá lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal de Peniche.

Será precedida pela inauguração, pelas 10h30, da exposição “25 de Abril de 1974 - 20 fotografias, 20 poemas”.

Esta exposição apresenta-nos um conjunto de instantâneos de Carlos Granja e José Luís Madeira, recolhidos a 25 de Abril de 1974, que aqui surgem acompanhados por uma seleção de 20 poemas, que em comum têm o facto de terem sido interpretados por Adriano Correia de Oliveira ou por Zeca Afonso. Esta opção prende-se com o facto de, em 2012, assinalarmos o 30º aniversário da morte do primeiro e os 25 anos sobre a morte do segundo e assim recordarmos o papel que estes cantautores -com as suas cantigas, verdadeiros hinos desses tempos- tiveram no ímpeto revolucionário que marcou os finais de 60 e a década de 70, em Portugal.