PENICHE CONTINUA A INVESTIGAR AS SUAS ORIGENS ROMANAS

Vista do Forno 1 do complexo oleiro do Morraçal da Ajuda [+] Fotos

Pelo 15º ano consecutivo a Câmara Municipal de Peniche investe nos estudos arqueológicos dos fornos romanos de cerâmica do Morraçal da Ajuda.

Esta olaria fundada na época de Augusto, 1º imperador romano, por Lúcio Arvénio Rústico, terá funcionado até ao final do Alto Império, fabricando ânforas para transporte de conservas de peixe e, possivelmente, de algum vinho produzido na então ilha de Peniche.

A presente equipa é constituída por nove elementos, entre os quais se encontram estudantes de Licenciatura e de Mestrado de Arqueologia das Universidades de Lisboa, Coimbra, Évora e Porto. Estudam-se, nesta campanha, os materiais recolhidos na casa romana resultantes da escavação realizada no verão de 2011.

Este projeto arqueológico tem permitido conhecer e compreender pelo estudo dos vestígios de uma antiga olaria a vivência do território concelhio durante a época romana. Através dos resultados desta investigação, sabe-se hoje que Peniche terá recebido, entre o final do século I a. C e III da nossa era, um importante complexo industrial associado à produção de conservas de peixe, utilizando espécies como a cavala e a sardinha. Esta produção era envazada em contentores anfóricos e comercializada por todo o império romano.

Evocando o passado conserveiro do concelho de Peniche, o Município, em colaboração com a maior fábrica de conservas do concelho, promoveu em 2009 a produção de uma edição de latas de conserva de sardinha, sob a chancela “Peniche, Há 2000 anos a produzir conservas”. Durante o mês de outubro, coincidindo com a realização do Rip Curl Pro Portugal - Peniche, será apresentada uma nova edição, desta vez, dedicada à cavala de Peniche.