Município de Peniche e Universidade Sénior dinamizam disciplina de Conservação e Restauro

Conservação e Restauro

No próximo dia 25 de fevereiro, pelas 14h00, terá lugar no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) a assinatura de protocolo de colaboração entre o Município de Peniche e a Associação Cultural Sénior de Peniche, entidade gestora da Universidade Sénior de Peniche, versando a dinamização conjunta de uma disciplina de Conservação e Restauro no quadro da oferta letiva proporcionada por esta entidade.

Esta disciplina, a decorrer durante o segundo semestre do ano letivo 2012/2013, será lecionada pelo Dr. Jorge Martins, técnico superior de Conservação e Restauro ao serviço da autarquia. Neste âmbito, o município disponibilizará igualmente as instalações do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, espaço onde se localiza o laboratório de conservação e restauro da Rede Museológica Municipal, para a realização das aulas de fundo prático.

O programa da disciplina de Conservação e Restauro, integrada na componente de formação da Universidade Sénior de Peniche, cobre um vasto leque de temáticas, repartidas por duas fases: a primeira, pela aprendizagem de conhecimentos básicos de conservação de materiais e metodologias de salvaguarda; a segunda, pela prática dos métodos e técnicas básicas da Conservação e Restauro.

Esta disciplina de Conservação e Restauro tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das vertentes pessoal e social de cada aluno, oferecendo-lhe as ferramentas para a execução de tarefas básicas no âmbito da disciplina, concorrendo para a divulgação de boas práticas na conservação de bens culturais.

A dinamização desta disciplina de conservação e restauro insere-se numa política de valorização do património cultural desenvolvida pelo Município, contemplando a realização de várias intervenções, com destaque para a colaboração na intervenção de recuperação da Igreja da Misericórdia de Atouguia da Baleia; restauro do altar-mor da Igreja de São José (CIAB) e a recuperação das muralhas da Fortaleza de Peniche e Baluarte Redondo.