Triatlo de Peniche: do Pioneirismo à afirmação.

XXVIII Triatlo Cidade de Peniche

XXVIII Triatlo Cidade de Peniche
XXVIII Triatlo Cidade de Peniche

Foi no dia 15 de Agosto de 1984 em Peniche que pela primeira vez se realizou uma prova de Triatlo no nosso país. Foi o Triatlo do Pioneiros, nessa ocasião foram 17 os "duros" que participaram na prova. A vitória coube a Paulo Carvalho, curiosamente um dos 384 participantes da edição 2011. Conheça aqui todos os detalhes da prova do próximo sábado.

Na tarde do próximo sábado, dia 4 de Junho, Câmara Municipal de Peniche - Associada Honorária de Federação de Triatlo de Portugal - e a FTP juntam esforços e levam a cabo edição 28 do mais antigo Triatlo nacional.

O programa do evento inclui a disputa de duas provas: o Campeonato Nacional de Grupos de Idade e uma etapa do Campeonato Nacional de Aquatlo para o escalão de Juvenis e aberta a todos os interessados. Entre as duas provas (304 no Triatlo e 80 no Aquatlo) vão ser 384 atletas a povoar as águas e as ruas da Capital da Onda

Triatlo - Nacional de Grupos de Idade 

O Campeonato Nacional de Grupos de Idade é a grande festa do pelotão nacional, uma prova dirigida aos atletas amadores. Por este motivo em vez de vencedores absolutos vão existir vencedores em cada um dos escalões etários. O primeiro escalão é o dos 16-17 anos, segue-se o dos 18-19 anos e o dos 20-24. A partir deste escalão, os seguintes compreendem sempre um intervalo de cinco anos (25-29, 30-34, etc). O último grupo é definido pela idade do atleta mais velho em prova. Neste caso, os atletas a competir no escalão mais alto são os do 60-64 anos.

A prova vai ser disputada na distância sprint, ou seja, 750 metros de natação, 20Km de ciclismo e 5Km na corrida final. A partida para esta prova vai acontecer às 16:00 e o período para colocação dos materiais no Parque de Transição (situado na Marina da Ribeira) acontece entre as 14:40 e as 15:40.

O Aquatlo - Prova Lazer e Nacional de Juvenis

Na mesma prova de Aquatlo vão estar em disputa dois troféus em simultâneo. Assim, por um lado, os atletas do escalão Juvenil vão disputar uma etapa do Campeonato Nacional de Aquatlo e, por outro lado, uma prova Lazer a disputar por todos os 80 inscritos no Aquatlo. Esta prova disputada na distância super-sprint, isto é, 300 metros de natação e 2 Km de corrida.

Como habitualmente, espera-se que Peniche saia à rua para aplaudir, sem excepção, todos os participantes nas suas provas.

Este XXVIII Triatlo Cidade de Peniche é uma organização da Câmara Municipal de Peniche e da Federação de Triatlo de Portugal.  

Mais informações
Aquatlo: Prova Lazer


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.