Um olhar sobre o Mar - Peniche recebe XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia

Um olhar sobre o Mar - Peniche recebe XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPL) terá o privilégio de acolher a XIV edição do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, a qual decorrerá em Peniche entre os próximos dias 15 e 19 de Abril de 2011, subordinada ao tema "Um olhar sobre o Mar".

O Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB) é um evento que se realiza desde o ano de 1996, tendo ao longo do tempo vindo a alcançar o estatuto de maior fórum nacional estudantil de discussão no âmbito das ciências biológicas. A XIV edição do “ENEB – Um olhar sobre o Mar”, pretende de modo particular promover/divulgar a importância do recurso Mar junto de todos os estudantes do ensino superior das ciências biológicas.

Do programa do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, constam um conjunto de palestras proferidas por Investigadores nacionais, seminários e workshops que abordarão de modo prático as diversas áreas da biologia e de modo particular o mar.
A definição do tema central – “Um olhar sobre o Mar” é pleno de oportunidade para o concelho de Peniche em virtude da sua estreita ligação ao Mar, reflectido em inúmeras actividades humanas como a pesca, o turismo, o lazer, o desporto, a protecção ambiental, passando pela investigação científica e formação superior assegurada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
A organização do XIV ENEB “Um olhar sobre o Mar”, estará a cargo do Núcleo de Estudantes de Biologia Marinha e Biotecnologia da ESTM e contará com o apoio dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar e a Câmara Municipal de Peniche.
Mais informações em: www.eneb2011.com
 

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Peniche
 
Caros Participantes XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia,
 
É com enorme satisfação que “Peniche – Capital da Onda” acolhe o XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB). A definição do tema central – “Um olhar sobre o Mar” é pleno de oportunidade para o concelho de Peniche em virtude da sua estreita ligação ao Mar, reflectido em inúmeras actividades humanas como a pesca, o turismo, o lazer, o desporto, a protecção ambiental, passando pela investigação científica e formação assegurada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

 
Nos tempos mais recentes, o Município de Peniche tem dado especial atenção à inovação tecnológica e à promoção do desenvolvimento sustentável em torno dos recursos marinhos. A título de exemplo, é de referir o projecto SURGE financiado no âmbito do 7º Quadro Comunitário de Apoio da União Europeia e que pretende  optimizar e validar uma tecnologia para o aproveitamento da energia das ondas.

 
Por forma a assegurar o desenvolvimento sustentável do Arquipélago das Berlengas, uma das poucas Reservas Marinhas Portuguesas, o Município de Peniche está empenhado na dinamização e concretização do projecto “Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade”, o qual envolve uma componente de energia renovável, tratamento águas residuais e resíduos sólidos na Ilha da Berlenga, e contribuirá para a futura designação da Berlenga como Reserva da Biosfera, cujo dossier de candidatura encontra-se actualmente em avaliação por parte da UNESCO.

 
Todo o envolvimento do Município de Peniche em torno do Mar encontra-se consubstanciada na sua Estratégia Municipal para o Mar, estruturada em torno de 6 eixos principais: 1 - Sensibilização e Mobilização da Sociedade para a Importância do Mar; 2 – Promoção do ensino e divulgação nas escolas de actividades ligadas ao Mar; 3 - Planeamento e ordenamento espacial das actividades; 4 - Protecção e recuperação dos ecossistemas marinhos; 5 - Fomentar a Economia do Mar e 6 - Apostar nas novas tecnologias aplicadas às actividades marítimas. As 6 acções estratégicas, assim como as medidas constantes em cada uma, estão definidas na Estratégia Nacional para o Mar aprovada em Conselho de Ministros no dia 16 de Novembro de 2006 (Dia Nacional do Mar), a qual foi adoptada a nível municipal como linha orientadora da sua intervenção nesta área.

 
Desejo-vos uma Jornada de Trabalho e de Convívio que vá ao encontro das vossas melhores expectativas, e que encontrem neste território uma porta aberta para os vossos sucessos pessoais e profissionais.

 
António José Correia
Presidente da Câmara Municipal de Peniche


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.